CI

Ação flagra contrabando de animais

Os animais foram imediatamente apreendidos e encaminhados ao abate sanitário


Foto: Divulgação

A operação começou na quinta-feira (5) e terminou na sexta-feira (6) e contou com equipes da Brigada Militar e Fiscais Agropecuários da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Uma equipe da Brigada Militar, durante atividade de vigilância na fronteira, flagrou e registrou o descaminho de bovinos da Argentina para a cidade de Porto Mauá, na fronteira com o Rio Grande do Sul. Os animais eram atravessados a nado com o auxílio de uma pequena embarcação. A Brigada solicitou ontem à noite (5) o apoio da Supervisão Regional de Santa Rosa da Secretaria da Agricultura. Uma equipe se deslocou até a propriedade rural e constatou o flagrante de 31 bovinos contrabandeados da Argentina para o estado. Alguns animais, inclusive, ainda estavam com os botons de rastreamento individual do país vizinho.

Os animais foram imediatamente apreendidos e encaminhados ao abate sanitário, eliminando o risco sanitário ao Estado. O Rio Grande do Sul é um estado livre de febre aftosa sem vacinação. Já a Argentina é livre de febre aftosa com vacinação, por isso, o trânsito de animais não é permitido daquele país para o território gaúcho.

A multa para os proprietários pelo ingresso ilegal no Estado de animal de peculiar interesse, 31 bovinos, foi de 13.100 UPF (Unidade de Padrão Fiscal), o que equivale a cerca de R$ 265 mil reais. Além do abate sanitário dos animais. Os proprietários podem recorrer da decisão da multa. 

"Ações de combate ao contrabando de animais como essa são de fundamental importância para a manutenção da sanidade agropecuária do Estado. Foi uma atividade exemplar de parceria da Brigada Militar e o Departamento de Defesa Agropecuária", ressalta Francisco Lopes, coordenador do Programa Sentinela da Seapdr.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.