Ação para reduzir racismo e promover saúde é desenvolvida em Colorado

Agronegócio

Ação para reduzir racismo e promover saúde é desenvolvida em Colorado

Para valorizar a saúde e combater o racismo, a prefeitura de Colorado e a Emater/RS-Ascar, irão plantar, até agosto, mudas de árvores frutíferas em um dos 94 quilombos.
Por:
236 acessos

Para valorizar a saúde e combater o racismo, a prefeitura de Colorado e a Emater/RS-Ascar, irão plantar, até agosto, mudas de árvores frutíferas no quilombo Vila Padre Osmari, um dos 94 quilombos reconhecidos no Rio Grande do Sul pela Fundação Cultural Palmares. Com recursos do Programa de Combate ao Racismo Institucional na Atenção Básica do Rio Grande do Sul (PCRI/AB-RS), a Emater/RS-Ascar orienta o plantio de laranjeiras, bergamoteiras, limoeiros, caquizeiros e ameixeiras no passeio público e no pomar da Escola Municipal Ensino Fundamental Princesa Isabel.

De acordo com a Emater/RS-Ascar, a solicitação do plantio de frutíferas partiu dos moradores do quilombo, onde residem aproximadamente 425 pessoas. A ação de Atenção Integral da Saúde da População Negra e Comunidades Remanescentes de Quilombos, tem priorizado os processos de educação permanente, para o combate do racismo institucional.

O prefeito de Colorado, Lirio Riva, e representantes das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Agricultura, Obras, Educação e Meio Ambiente estiveram presentes no primeiro dia em que ocorreu o plantio, realizado na sexta-feira (01/07). 

A expectativa dos extensionistas da Emater/RS-Ascar, Fabiano de Vargas Gregorio e Bianca Linhares do Amaral, é que as frutas possam levar mais vitaminas e saúde ao cardápio das famílias, bem como a valorização dos espaços comunitários. 

De acordo com a legislação brasileira, o racismo secularmente praticado contra a população negra afeta a garantia de acesso aos serviços públicos de saúde e contribui para desumanizar a atenção em saúde prestada a essa população. 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink