Ação rápida evita perdas

Agronegócio

Ação rápida evita perdas

Para prevenir a brucelose é necessária a vacinação das bezerras com idade entre três e oito meses
Por:
514 acessos
Para prevenir a brucelose é necessária a vacinação das bezerras com idade entre três e oito meses. Para esse controle, o proprietário deve comprovar, semestralmente, a vacinação do seu rebanho para controle da Seab. Em 2010 mais de 662 mil bezerras foram vacinadas em 106 mil propriedades. Isto representa 63,8% do total de animais e 47,5% do rebanho vacinado.


A brucelose é causada pela bactéria Brucella, que provoca aborto e risco à saúde humana por meio de ingestão de leite ou contato direto com animais contaminados. Para eliminar a bactéria, é recomendável sempre o consumo de leite pasteurizado ou bem fervido.


Já contra a tuberculose não há vacinação e, por isso, é necessário eliminar os animais doentes para evitar a contaminação. A enfermidade, provocada pela bactéria Mycobacteriun, também pode prejudicar a qualidade da produção de leite.

De acordo com informações da Seab, a certificação determinada como livre é indicada principalmente para propriedades de criação de gado leiteiro. E a de área monitorada é indicada para gado de corte. O certificado, segundo a coordenadora Mariza, tem duração de um ano. Após esse período, deve ser renovado.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink