Ação visa estimular cultivo de batata no Vale do Rio Pardo
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,126 (0,05%)
| Dólar (compra) R$ 5,61 (0,05%)

Imagem: Eliza Maliszewski

AGRICULTURA

Ação visa estimular cultivo de batata no Vale do Rio Pardo

De cultura expressiva à parcialmente abandonada, a batata volta a ser estimulada no Vale do Rio Pardo
Por:
567 acessos

De cultura expressiva à parcialmente abandonada, a batata volta a ser estimulada no Vale do Rio Pardo. Por meio de uma ação da equipe da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar de Santa Cruz do Sul, em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), e da Cooperativa Agrícola de Passo do Sobrado e Vale Verde (Coopasvale) foi implantada nesta semana, a Unidade de Observação da Cultura da Batata.

A Unidade foi implantada na propriedade da agricultora Dulce Hermes, na localidade de Rincão Nossa Senhora, no município de Passo do Sobrado. Para tanto, as batatas sementes foram cedidas pela Embrapa Clima Temperado, com sede em Pelotas. Foram cultivadas as variedades BRS Ana, BRS Clara, BRS Camila, BRS Bel e BRS Macaca. "Os objetivos principais desta Unidade de Observação são avaliar variedades mais adaptadas à região e incentivar o cultivo da batatinha nas propriedades", ressalta o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Edson Mohr.

Ainda segundo o extensionista as condições de clima e solo, bem como os hábitos de consumo da população contribuem para o incentivo ao cultivo do tubérculo. Contudo, a atividade perdeu espaço devido às dificuldades de obtenção de batata semente e à monocultura do tabaco. "Atualmente, com a valorização de produtos locais, com menor carga de agroquímicos, abre-se esta possibilidade, visando a comercialização em feiras, mercados institucionais e convencionais", observa.

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink