CI

Ácaros e carrapatos evoluíram juntos

Eles fazem parte do mesmo grupo evolutivo


Um artigo publicado na revista  Nature Communications  revela que os ácaros e os carrapatos integram uma única linhagem evolutiva em vez de duas, como se pensava anteriormente O trabalho descreve uma nova árvore filogenética para a evolução dos artrópodes, segundo o pesquisador autor Jesús Lozano, da Faculdade de Biologia e do Instituto de Pesquisa da Biodiversidade da Universidade de Barcelona (IRBio), na Espanha. 

A descoberta, que abre uma nova perspectiva sobre a biodiversidade em evolução biológica, é baseada no maior estudo genômico feito até agora para reconstruir a história evolutiva dos quelicerados, um grupo de mais de 110.000 artrópodes incluindo aranhas, escorpiões, ácaros e carrapatos. O estudo também inclui especialistas da Universidade de Bristol, do Reino Unido, e do Museu de História Natural de Londres, bem como da Universidade Nacional da Irlanda. 

Os artrópodes são um grupo taxonômico de invertebrados com pernas articuladas e altamente diversificadas que atualmente constituem a maioria da biodiversidade animal. Outras características gerais são bilateralmente corpos simétricos com um corpo segmentado, e são fornecidos com um exoesqueleto formadas por proteínas e quitina, com partes articuladas, apêndices e órgãos sensoriais. 

Ácaros e carrapatos compartilham muitas semelhanças anatômicas "e isso foi o que sugeriu a formação de um grupo evolutivo natural, que tem sido tradicionalmente chamado de Acari", diz Greg Edgecombe, um especialista do Museu de História Natural de Londres. "No entanto, nem todos os anatomistas compartilham essa visão, e os dados genômicos nunca apoiaram essa ideia", completa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.