CI

ACBB firma convênio com ABCZ para acelerar melhoramento genético da raça

Foi firmado um convênio de parceria e incentivo com a ABCZ para acelerar as atividades de melhoramento e estabelecer um padrão nacional para a raça


O Programa de melhoramento genético de zebuínos da ABCZ (PMGZ) juntamente com o programa da Merial-Igenity foram confirmados, pela Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB), como sendo os programas que mais atendem as necessidades do trabalho de melhoramento genético da raça Brahman no País. Essa constatação foi feita durante a reunião do conselho administrativo da ACBB, realizada no dia 21 de agosto, simultaneamente à Expogenética, depois de serem avaliados outros programas apresentados durante a exposição promovida de 17 a 22 de agosto, em Uberaba (MG).

De acordo com o presidente da ACBB, Amauri Dimarzio, na reunião foi firmado um convênio de parceria e incentivo com a ABCZ para acelerar as atividades de melhoramento e estabelecer um padrão nacional para a raça. "Foi um debate muito importante em que definimos com ABCZ a criação de um grupo de trabalho com o objetivo de estabelecer um padrão fenotípico racial do Brahman no Brasil", explica. A partir desse acordo, ficou estabelecido que, depois de definido este padrão, um outro grupo técnico realizará cursos de atualização para jurados, instruindo-os a fazer julgamentos dentro desses critérios. Ficou estabelecido ainda o compromisso da ABCZ em realizar a avaliação desses jurados com o intuito de regulamentar as avaliações e mediar se elas estão seguindo o critério estabelecido, bem como a conduta ética adotada.

Gestão ACBB biênio 2007/2008 – Além desses avanços nos trabalhos de melhoramento genético do Brahman, a reunião aproveitou a presença dos membros das associações estaduais e fez um balanço do primeiro semestre de 2008, sob a atual gestão, e constatou um crescimento no número de participações da raça em eventos e exposições 5% superior ao do mesmo período do ano passado. "Realizamos 33 exposições rankeadas, três delas com participação inédita, com um total de mais de 5.400 animais julgados", aponta Dimarzio.

Outro resultado positivo foi o planejamento financeiro da associação, melhor em relação ao que foi projetado, com saldo em caixa 230% acima do previsto. De acordo com o presidente da ACBB, isso se deve graças à contribuição dos associados e aos resultados dos leilões. Dimarzio avalia também que os frutos obtidos são reflexos de uma intensa participação das associações e os resultados motivaram a adesão de oito novos associados.

Ainda durante a Expogenética, a ACBB recebeu do presidente da ABCZ, José Olavo Borges, e da Brasil Cattle Genetics, apoio irrestrito ao 1º Congresso Brasileiro e Latino Americano da raça a ser realizado em fevereiro de 2009, no Rio de Janeiro. Também foi criada a comenda Rubico de Carvalho – homenagem ao pioneiro e difusor da raça Brahman no Brasil. A comenda irá agraciar, todos os anos durante a ExpoBrahman, personalidades que se destacaram pela prestação de serviços e contribuição para a pecuária nacional como um todo. O primeiro homenageado será eleito no Congresso da Raça Brahman, em 2009. As informações são da assessoria de imprensa da ACBB.

Para falar com a Associação dos Criadores de Brahman do Brasil : (34) 3336-7326 ou pelo e-mail [email protected]

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.