CI

Aceleração de Startups do agro é tema do Webinar Agroindústria 4.0

A terceira edição do Webinar Agroindústria acontece nesta quinta-feira (23)


Foto: Nadia Borges

A terceira edição do Webinar Agroindústria 4.0, promovido mensalmente pela Embrapa Agroindústria Tropical, acontece nesta quinta-feira (23), às 14h. O tema será “Programas de aceleração e inovação aberta na agroindústria”. Falam sobre o assunto, o CEO da Cyklo Agritech, Pompeo Scola, e o COO Aguinaldo Marques. A Cyklo Agritech é a primeira aceleradora de startups voltadas ao agronegócio a se instalar na região do Matopiba, a grande fronteira agrícola nacional da atualidade, compreendida entre os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. 

A empresa já vem fazendo a diferença na região. Este ano, investiu R$ 2 milhões em 10 startups do agro que começaram a desenvolver projetos em seu centro de inovação, em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste baiano. O programa de aceleração promove a evolução das startups através de mentorias verticalizadas aprimorando ou formando conhecimento em temas vitais. O objetivo é que as agritechs estejam prontas para o desenvolvimento do negócio e aptas para próximos níveis de investimento.

Para o COO Aguinaldo Marques, o ecossistema de inovação do agro no Brasil ainda está em formação. Diferente dos  EUA, onde esta revolução já vem ocorrendo por mais de 30 anos, no Brasil os esforços neste sentido existem há menos de 10 anos. “Há ainda um distanciamento dos elos da cadeia com a ponta consumidora. A academia e demais elos da cadeia podem fomentar com mais veemência o empreendedorismo, incentivar a inovação e a disrupção desde o ensino fundamental”, diz.

O CEO  da Cyklo Agritech, Pompeu Scola é consultor empresarial desde 1983, com formação em Ciência da Computação, Psicologia e Administração de Empresas. Desenvolveu projetos em Portugal, Angola, África do Sul, Itália, Espanha, Argentina e Colômbia. Foi vice-presidente de Desenvolvimento Organizacional e de Recursos Humanos no site Buscapé e diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da MAP (Miguel Abuhab Participações) na cidade de Joinville (SC).

O COO da empresa, Aguinaldo Marques, atuou no Grupo Pão de Açúcar, onde criou e implementou a gestão de qualidade; foi fundador do Comitê Latino-americano de Estudos de Perdas no Varejo; trabalhou com gestão de projetos em empresas de TI e projetos de produtividade e inovação em empresas de diversos segmentos da economia no Brasil, México, EUA, Argentina, Uruguai, Angola, Portugal e Venezuela.

Sobre o Webinar Agroindústria 4.0

A cada mês, um nome de relevo na cadeia produtiva do setor agroindustrial participa do Webinar Agroindústria 4.0. Com o objetivo de aproximar a cadeia produtiva das instituições de pesquisa e comunidade acadêmica, são abordados temas emergentes de inovação da agroindústria.

O chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroindústria Tropical, Marlos Bezerra, afirma que o ciclo de webinars é uma oportunidade para discutir diversos aspectos da inovação na agroindústria brasileira. A ideia, segundo ele, é debater como academia, setor produtivo e governo podem interagir para responder melhor às profundas transformações por que passa a agricultura no Brasil. 

Para participar

A transmissão ocorrerá em sala virtual do Conferência Web da RNP. O evento é gratuito, mas somente os inscritos receberão link de acesso para participação. É importante que o público mantenha o microfone desligado, enviando suas perguntas via chat, usando somente os microfones no debate final, após o sinal do moderador. Para participar os interessados devem se cadastrar neste link http://abre.ai/webinaragroindustria3  O evento concederá certificado aos inscritos. É possível também acompanhar pelo Youtube, sem receber certificado. O link do Youtube é http://abre.ai/youtubeagroindustria3 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.