CI

Aceno da China suplanta alta em Chicago

“A China estaria considerando comprar alguns produtos agrícolas dos Estados Unidos"


Os futuros da soja e seus subprodutos fecharam em alta em Chicago com o aceno da China para um acordo na guerra comercial, segundo o especialista Luiz Fernando Pacheco, analista da T&F Consultoria Agroeconômica. De acordo com ele, a China pode estar voltando a comprar alguns produtos norte-americanos. 

“A China estaria considerando comprar alguns produtos agrícolas dos Estados Unidos como sinal de boa vontade para a retomada das negociações comerciais entre os dois países, segundo fontes que acompanham a articulação. De acordo com essas fontes, as compras poderiam incluir soja, milho e carne suína. O volume das compras dependeria do progresso das conversas entre os dois governos, mas tende a ser menor do que a quantidade que o país asiático se comprometeu a adquirir na trégua anterior”, informa o especialista. 

Ele afirmou ainda que a previsão de chuva nas regiões produtoras da oleaginosa dos Estados Unidos também colaborou com esse aumento nos preços. “Com o feriado de 4 de julho o Censo liberou antecipadamente os dados de exportação de maio. Os exportadores dos EUA despacharam 2,56 milhões de toneladas (94,08 mbu) de soja naquele mês. Esse foi o segundo maior total de maio já registrado, atrás apenas de 2018 e um salto de 6,72% em relação a abril. Deste total, 1,28 MMT foram para a China. As exportações de farinha de soja totalizaram 1.017 MMT, com o óleo de soja em 93.319 TM, ambos abaixo dos registros de maio do ano passado”, comenta. 

“A IEG Vantage (ex Informa Economics) estimou para os EUA uma área de soja em linha com os últimos dados do USDA 32.37 milhões/ha, com a produção em torno de 106,1 milhões / t contra 123 milhões / t ciclo anterior”, finaliza. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.