CI

Aceno positivo da China impulsiona soja

Se China confirmar compras, estoque americano ficaria em linha de antes da guerra comercial


O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na quarta-feira (09.10) alta de 3,25 pontos no contrato de Novembro/19, fechando em US$ 9,2375 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com valorizações entre 2,75 e 3,25 pontos.

Os principais contratos futuros tiveram mais um dia de ganhos no mercado norte-americano da soja, apoiados no otimismo das negociações entre China/Estados Unidos. “O mercado encontrou apoio em notícias que geraram expectativas positivas antes do início da nova rodada de negociações, marcada para esta quinta e sexta. Reportagem do Financial Times informa que a China estaria se comprometendo em aumentar as compras de soja dos EUA para 30 milhões de toneladas”, aponta a T&F Consultoria Agroeconômica.

Por outro lado, salienta a T&F, ganhou atenção a situação climática dos EUA: “Algumas regiões do norte do país, onde se cultiva cerca de 10% da soja, estaria recebendo nevadas a partir do próximo fim de semana. Com mais da metade da soja ainda por colher, não se descartam novas perdas”.

De acordo com o analista Luiz Pacheco, se a China confirmar a compra de 30 MT da oleaginosa, o estoque norte-americano ficaria em linha de antes da guerra comercial. “Em média, o mercado espera um corte nos estoques finais de soja dos EUA no relatório mensal de oferta e demanda desta quinta-feira, com estimativas sugerindo uma queda de 144 MBU (3,92 MT) nos estoques finais para 2019/20”, diz o especialista.

Ainda segundo a T&F, as expectativas do mercado sobre as vendas exportação semanal desta quinta-feira giram em torno de 1.3-1.8 MT em vendas durante a semana de 3/10. Para o farelo de soja entre 100.000-300.000 T e para o óleo de soja entre 5.000-35.000 MT.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.