CI

Acidente em porto argentino valoriza soja

Navio cargueiro de Hong Kong colidiu com doca e causou severo dano à infraestrutura



Um acidente no Terminal 6 do porto de San Martin, em San Lorenzo, na grande Rosário (província argentina de Santa Fé), fez as cotações do farelo de soja subirem 1,5% na Bolsa de Chicago, puxando os preços do grão com ele. Isso porque este é o maior terminal de embarque de farelo da América do Sul, é responsável por 20% das exportações da Argentina – maior vendedor mundial do produto.

De acordo com a T&F Consultoria Agroeconômica, o navio cargueiro de Hong Kong “Ocean Treasure” colidiu com a doca e causou severo dano à infraestrutura, e colocando em risco os embarques para exportação. Guillermo Wade, presidente da Câmara Portuária e Marítima, declarou que a doca norte do Terminal 6 sofreu sério dano na noite de 24 de abril, enquanto a doca sul do mesmo terminal não foi afetada pela colisão.

Ele acrescentou que toda a operação do porto foi afetada pelo incidente: “Nós estimamos que a operaçao deverá ser afetada por um par de meses. O terminal está avaliando os danos e contatará os contratantes para normalizar as operações tão logo quanrto possível. Isto deverá ter um impacto nos embarques de grãos, principalmente agora que a colheita da soja e do milho está sendo enviada aos portos”. 

“O Terminal 6 é o maior terminal do complexo exportador de Rosário-San Lorenzo em termos de volume”, acrescentou Wade. De acordo com a Agência Maritima Nabsa, o “Ocean Carrier” foi programado para carregar milho e farelo de soja para a Arábia Saudita e para Omã. 

“Este Terminal embarcou um total de 1,97 milhão de toneladas de grão no ano passado, menos do que as 2,38 milhões de tons embarcadas no ano anterior, de acordo com as estatísticas da BCR-Bolsa de Comércio de Rosário. O Terminal também embarcou 1,06 milhão de toneladas de óleo de soja no ano passado”, lembra Pacheco.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.