CI

Acidentes com agrotóxicos preocupam trabalhador rural


Os acidentes com agrotóxicos constituem um problema que extrapola as fronteiras do País. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a cada ano, ocorrem 3 milhões de intoxicações no planeta, ocasionando 220 mil mortes. O mais grave é que esses números são mascarados pela falta de registros. A própria OMS reconhece que para cada caso notificado devem ocorrer cerca de outros 50.

Essa foi uma questão levantada por Virgínia Dapper, que esteve na Expointer 2008, em Esteio (RS), fazendo uma palestra seguida de debate a convite da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag). A médica do Trabalho integra o quadro técnico do Centro de Vigilância em Saúde (Cevs), vinculado à Secretaria Estadual da Saúde.

"A utilização desses insumos é bem considerável. O consumo mundial anual é de 2,5 milhões de toneladas de agrotóxicos, distribuídos entre herbicidas (39%), inseticidas (33%), fungicidas (22%) e 6% para outros produtos.
Segundo ela, no Brasil, as estatísticas também pecam pela imprecisão, pois muitos acidentes de trabalho, inclusive com agrotóxicos, nem são registrados. No Rio Grande do Sul, uma das fontes confiáveis é o Centro de Informações Toxicológicas (CIT), também vinculado à Secretaria de Saúde. Virgínia Dapper afirmou que, no período de 1997 a 2005, 6,2% das intoxicações em geral detectadas no CIT foram provocadas por agrotóxicos.
"Quase 40% dessas intoxicações podem ser consideradas acidentes como, por exemplo, utilizar embalagem que devia ter sido descartada, para acondicionar água ou alimentos para consumo. Outros 30,7% são intoxicações intencionais, normalmente correspondendo a suicídio ou tentativa, enquanto 28,7% são as ocupacionais, essas ligadas ao trabalho, muitas vezes por falta de equipamentos preventivos, como máscaras ou luvas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.