Ações de manejo externo do greening já doaram mais de 66 mil mudas de frutíferas e ornamentais à população
CI
Imagem: Fundecitrus
MANEJO EXTERNO

Ações de manejo externo do greening já doaram mais de 66 mil mudas de frutíferas e ornamentais à população

Apoio da população é decisivo
Por:

Desde 2018, o trabalho de manejo externo do greening, realizado pelo Fundecitrus em parceria com os citricultores, já percorreu mais de 1,6 milhão de hectares do cinturão citrícola. As equipes propõem a substituição de plantas de citros sem controle e de murtas localizadas ao redor de pomares comerciais, em locais como quintais, calçadas, condomínios e ranchos, por outras frutíferas e ornamentais, que não são atrativas ao inseto transmissor da doença. Mais de 66 mil mudas já foram doadas à população.

O engenheiro agrônomo do Fundecitrus Guilherme Rodriguez diz que o apoio da população é decisivo. “Nove em cada dez pessoas aceitam a troca de suas plantas, que são fontes de criação e contaminação para o inseto transmissor do greening, por outras frutíferas e ornamentais. Elas compreendem a importância social e econômica da citricultura, fonte de empregos e renda para tantas famílias e cidades”, comenta. “Além disso, com a doação de mudas, as ações externas estão contribuindo também para aumentar e revitalizar a arborização de muitos municípios”, completa Rodriguez.

Atitude sustentável

Em Gavião Peixoto, interior de São Paulo, as ações de manejo externo resultaram na revitalização da arborização da cidade. Foram doadas o dobro de plantas de citros e murtas encontradas no município.

Além de cidades, instituições, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Taquarituba (SP), também apoiaram a causa, reconhecendo o risco que plantas de citros sem o manejo recomendado representam aos pomares comerciais e substituíram suas plantas doentes por outras frutíferas, demonstrando a força da campanha #unidoscontraogreening.

Veja essas ações em vídeo e saiba mais sobre as ações externas: Substituição de murtas e citros em Gavião Peixoto (SP) e Combate ao greening na APAE de Taquarituba (SP).


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink