Acordo Tereos-Petrobras é importante avanço para internacionalização do setor
CI
Agronegócio

Acordo Tereos-Petrobras é importante avanço para internacionalização do setor

Jacyr:"Ida de empresas brasileiras para o continente africano é valiosa para a globalização do etanol”
Por:
A disseminação da competência e gestão brasileiras para a produção de etanol de cana-de-açúcar em outras partes do mundo é essencial para que o biocombustível se torne, de fato, uma commodity global, avalia o presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Marcos Jank. O comentário refere-se ao protocolo de intenções assinado na quarta-feira (14-12), em Maputo, capital de Moçambique, entre a Petrobras, a Petrobras Biocombustível, a Açúcar Guarani e a Petróleos de Moçambique (Petromoc) para a produção e comercialização de etanol naquele país.


“Temos no Brasil a experiência e o melhor know-how para produção de etanol, e a África oferece condições muito parecidas com as brasileiras. A ida de empresas brasileiras para o continente africano é uma contribuição valiosa para o processo de globalização do etanol,” afirmou Marcos Jank.


A Petrobras Biocombustível, por meio da sua parceria com a Tereos Internacional, é sócia de uma usina de produção de açúcar em Moçambique, a Companhia de Sena, com capacidade de moagem anual de 1,2 milhão de toneladas de cana-de-açúcar. Através do acordo, a expectativa é atender a um novo mercado que deverá se abrir em Moçambique com a introdução de mistura obrigatória de 10% de etanol na gasolina, o chamado E-10.


Segundo o presidente da Guarani, Jacyr Costa Filho, a nova destilaria de etanol será construída ao lado da usina já existente, aproveitando o melaço, atualmente vendido para produção de ração animal. Ele prevê que o protocolo de intenções será rapidamente transformado em parceria, em função da grande necessidade de combustíveis daquele país. "Moçambique importa 100% do petróleo que consome, o que afeta duramente suas finanças," afirmou.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.