CI

Acordo Verde Europeu pode liberar potencial de bioenergias

Velho continente quer priorizar o meio ambiente


Foto: Eliza Maliszewski

Apesar da pandemia de Covid-19, a Comissão Europeia continua avançando na implementação de sua agenda para o Acordo Verde Europeu. Suas últimas propostas incluem a nova Estratégia de Biodiversidade para 2030 e a Estratégia de Integração de Sistemas Energéticos. Com isso, de acordo com Christian Rakos, presidente da Associação Mundial de Bioenergia, o potencial desse tipo de energia pode ser liberado. 

“Nossos membros estão convencidos de que o desmatamento é uma questão importante que precisa ser tratada globalmente e que os produtores responsáveis de biomassa estão agindo de acordo. Por exemplo, existem acordos para proteger áreas sensíveis e melhorar a biodiversidade e alianças de conservação com as principais ONGs. Esquemas de certificação abrangentes e independentes, como o Programa de Biomassa Sustentável, garantem que a biomassa lenhosa importada venha apenas de florestas manejadas de forma sustentável”, afirma. 

E ele indica ainda que, “se bem feita, a biomassa tem forças inegáveis que nos ajudam a combater as mudanças climáticas. É por isso que é tão importante implementar critérios de sustentabilidade eficazes e eficientes para nos proteger contra o desmatamento”. 

Muitas das iniciativas culminarão em um conjunto de propostas legislativas abrangentes apresentadas pela Comissão Europeia. “Até então, é crucial que a UE reconheça e use todas as ferramentas e tecnologias disponíveis em sua caixa de ferramentas para combater as mudanças climáticas. Isso é especialmente importante para a biomassa sustentável”, conclui o especialista. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.