CI

Acordo visa incentivar corte de emissões na cadeia bovina

“A parceria prevê a realização de um estudo para elaborar uma calculadora de análise de ciclo de vida"


Foto: Marcel Oliveira

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) firmaram um acordo visando incentivar o corte de emissões de carbono na pecuária brasileira. As informações foram divulgadas pelo portal especializado da CaneTec Brasil, no encerramento da semana.

“A parceria prevê a realização de um estudo para elaborar uma calculadora de análise de ciclo de vida que vai auxiliar na mensuração e certificação das emissões de carbono. Esse sistema visa colaborar para a elaboração de mecanismos que estimulem estratégias e modelos de negócios voltados para investimentos em tecnologias de baixo carbono”, diz.

O edital para seleção pública de empresas de consultoria e instituições de pesquisa interessadas em desenvolver o estudo será publicado até abril. “O que estamos fazendo aqui hoje é mais um passo nessa corrida tecnológica do Brasil para a economia verde”, disse o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, em nota divulgada pelo banco. “E precisamos construir essa informação da quantidade de carbono para os grandes e pequenos produtores rurais, porque estamos convencidos de que isto vai ser uma vantagem competitiva para a pecuária brasileira.”

A ministra Tereza Cristina disse que o estudo visa dar tranquilidade ao produtor, auxiliando-o nas práticas de sustentabilidade. “Essas métricas sempre causam um pouco de receio ao produtor rural, e, com o estudo que será realizado por meio do acordo, vamos dar tranquilidade ao produtor, para ele saber o caminho que deve tomar”, disse a ministra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.