Acrimat em Ação 2013 tem recorde de público na Rota 1
CI
Agronegócio

Acrimat em Ação 2013 tem recorde de público na Rota 1

Região oeste foi a contemplada na primeira fase do projeto que percorre principais cidades produtoras de carne
Por:
A primeira rota do programa “Acrimat em Ação 2013” registra um público de mais de 1 mil pecuaristas nos sete municípios visitados na região Oeste de Mato Grosso. O projeto realizado pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) percorre 30 cidades entre os meses de março e maio com palestras e promovendo debates entre os produtores da cadeia da carne.
 
Nesta etapa, ocorrida entre os dias 18 e 25 de março, foram realizados eventos nos municípios de Poconé, Cáceres, São José dos Quatro Marcos, Porto Esperidião, Pontes e Lacerda, Nova Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade, com público médio de 130 pessoas. Os temas abordados nas palestras foram pastagem, medicamentos veterinários, mercado do ponto de vista do frigorífico e código florestal, cada um ministrado por um profissional especializado.
 
O presidente da Acrimat, José João Bernardes destaca que a pecuária é uma das principais atividades econômicas no Estado e por isso merece uma atenção especial para o melhoramento da produção. “Podemos citar exemplos como Poconé que, a mais de 200 anos produz bezerro no Pantanal Mato-Grossense, ajudando a preservar este ecossistema e promovendo o desenvolvimento econômico e social da região”.
 
Além das palestras, ao final os pecuaristas participavam de um debate juntamente com os profissionais e a superintendência da Acrimat sobre as dúvidas com relação aos temas abordados e sobre as demandas do segmento. Para Luciano Vacari, superintendente da associação, esta é uma oportunidade para ambas as partes. A entidade, por poder ver de perto quais os problemas e anseios de seus associados e também por parte dos pecuaristas que abrem um canal de reivindicação. “Os produtores podem ter certeza que todas as reclamações e reivindicações feitas serão oficializadas e dirigidas para os órgãos responsáveis. Vamos apurar todas as possibilidades para atender cada um dos pecuaristas deste Estado”.
 
O pecuarista José Benedito Arruda e Silva afirma que programas como estes devem ser contínuos para manter o produtor informado e qualificado para o mercado. “Podemos crescer juntos quando há informação. Este projeto tem que continuar, vamos cobrar isso da Acrimat”.
 
INOVAÇÃO
 
Além das palestras, este ano a Acrimat está promovendo uma aproximação entre indústria e pecuaristas. A parceria com o Grupo JBS no Acrimat em Ação está proporcionando encontros entre a diretoria da rede e os pecuaristas dos municípios.
 
No dia seguinte às palestras, entre cinco e dez produtores se reúnem com o diretor institucional de relacionamento do JBS, Eduardo Pedroso, para discutir os entraves existentes na relação entre fornecedor e indústria. Para Pedroso, está é uma oportunidade importante para o frigorífico porque escuta as reivindicações dos pecuaristas e depois poderá formular propostas para melhorar a relação com os produtores de carne. “A satisfação da indústria depende da satisfação do pecuarista. Se o produtor não tem um retorno positivo na atividade, perdemos um fornecedor”.
 
Huberto César de Moraes Machado se diz feliz por essa chance de dialogar diretamente com o frigorífico. “Existem muitas cobranças pela qualidade da produção, agora também podemos apresentar nossas dificuldades e cobrar uma parceria que seja eficiente para todos”.
 
PRÓXIMAS ETAPAS
 
Acrimat em Ação 2013 segue com o projeto por mais três regiões do Estado. A Rota 2  começa no dia 06 de abril no município de Vila Rica e segue pela região Nordeste e Sul até o dia 16, encerrando com evento em Rondonópolis. Na terceira Rota serão visitadas seis cidades da região Noroeste e do Arinos e por fim, em maio, será percorrida a região norte e médio norte, finalizando com Cuiabá, no dia 27 de maio.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.