CI

Açúcar: vencimentos mais longos apreciam mais

"Temos dito aqui que as cotações da 23/24 possuíam um potencial de valorização de 250/300 pontos"


Foto: Arquivo Agrolink

O contrato futuro de açúcar com vencimento para outubro/21 encerrou a sexta-feira a 19.67 centavos de dólar por libra-peso, quase dois dólares por tonelada acima do fechamento da semana passada. As informações foram escritas pelo consultor, palestrante, técnico para arbitragens e professor de gestão de risco em commodities agrícolas, Arnaldo Luiz Correa, em seu perfil no LinkedIn. 

“Curiosamente, os contratos com vencimentos mais longos apreciaram mais do que aqueles com vencimento mais curto. Os dois vencimentos que compõem os contratos remanescentes da safra 21/22 (outubro e março do próximo ano) apreciaram menos de dois dólares por tonelada, já os meses da safra 22/23 na média apreciaram sete dólares por tonelada e da safra 23/24 apreciaram doze dólares por tonelada. Temos dito aqui que as cotações da 23/24 possuíam um potencial de valorização de 250/300 pontos. Aos poucos vai se confirmando nossa previsão”, comenta. 

Os valores médios em reais por tonelada aumentaram significativamente devido ao mercado agressivo das NDF (contrato a termo de dólar com liquidação financeira) que tem pago um cupom de 5.25% ao ano para vencimentos de 90 dias, 6.25% para vencimentos de 180 dias e 6.76% para vencimentos de 360 dias. “Isso implica em mais reais por dólar ao longo da curva, distorcendo os preços em centavos de dólar por libra-peso. Pelo mesmo total em reais por tonelada que a usina vende hoje no mercado à vista, quanto maior for o prazo de vencimento menor é o valor em centavos de dólar por libra-peso que equilibra a equação. Esse é um fator importante para explicar uma parte da forte inversão da curva”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.