Açúcar de cianobactérias atua como herbicida natural

PESQUISA

Açúcar de cianobactérias atua como herbicida natural

No entanto, alguns aspectos importantes ainda precisam ser investigados
Por: -Leonardo Gottems
1515 acessos

Uma molécula de açúcar recém-descoberta por pesquisadores da Universidade de Tübingen, na Alemanha, sintetizada de cianobactérias que inibe o crescimento de vários microrganismos e plantas, mas é inofensiva para humanos e animais pode ser uma alternativa aos herbicidas mais comuns. O estudo conjunto foi conduzido pelo Dr. Klaus Brilisauer, Professor Stephanie Grond, do Instituto de Química Orgânica e pelo Professor Karl Forchhammer, do Instituto de Interfaculdade de Microbiologia e Medicina de Infecção. 

Ao contrário dos carboidratos comuns, que geralmente servem como fonte de energia para o crescimento, essa substância inibe o crescimento de plantas e microorganismos, como bactérias e leveduras. A molécula de açúcar bloqueia uma enzima chave da via do chiquimato, uma via metabólica que ocorre apenas em microrganismos e plantas. Por essa razão, os cientistas classificam a substância como inofensiva para humanos e animais. 

O raro açúcar desoxi foi isolado das culturas da cianobactéria de água doce Synechococcus elongatus, que é capaz de inibir o crescimento de cepas bacterianas relacionadas. Enquanto procuravam a causa dessa inibição do crescimento, os cientistas decifraram a estrutura do composto natural. Através de um método recentemente desenvolvido para a produção de 7dSh - uma síntese quimioenzimática - os cientistas foram capazes de conduzir estudos extensivos para determinar o mecanismo molecular do 7dSh. 

Nesse cenário, os pesquisadores esperam substituir a longo prazo os herbicidas controversos e, assim, reduzir os metabólitos dos herbicidas, que representam um risco para a saúde. No entanto, a eficácia no campo, a degradação do solo e a inofensividade para o gado e os seres humanos teriam que ser mais investigadas em estudos abrangentes de longo prazo. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink