CI

Adeal habilita engenheiros agrônomos para emissão de CFO

Treinamento é destinado a engenheiros agrônomos que atuam no setor de banana, citros e flores tropicais


A partir desta segunda-feira (18), a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) abre inscrições para o curso de habilitação para emissão da Certificação Fitossanitária de Origem (CFO).

O treinamento é destinado a engenheiros agrônomos que atuam no setor de banana, citros e flores tropicais. São apenas 25 vagas e as inscrições devem ser feitas na sede da Adeal, em Maceió, ou pelo e-mail [email protected].

Além de endereço e telefone, para se inscrever, são necessários documentos como cadastro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), identidade, CPF e quatro fotos 3x4 (estas poderão ser entregues no dia do curso).

O curso será realizado entre os dias 8 e 12 de novembro, das 8h às 18h, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal). Uma aula prática encerra o treinamento em propriedades rurais de União dos Palmares.

A CFO é um pré-requisito para a retirada da Permissão de Trânsito Vegetal (PTV), documento exigido para o transporte de espécies vegetais com potencial de veicular determinadas pragas. Em Alagoas, há exigência da PTV para as culturas de citros, bananas e flores tropicais.

De acordo com normas técnicas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a CFO só pode ser emitida por engenheiros agrônomos habilitados pelos órgãos estaduais de defesa sanitária vegetal. No caso de Alagoas, é a Adeal.
por Agência Alagoas

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.