CI

Adubação verde pode ser opção para lavouras de cana orgânica

Além de proteger a superfície, melhora a qualidade do solo


Controlar quimicamente as plantas daninhas nas lavouras é uma prática amplamente utilizada entre os produtores de cana-de-açúcar para indústrias sucroalcooleiras. Entretanto, quando se trata de um canavial destinado à produção de açúcar orgânico este não é um procedimento adequado. Nesse caso, quando não é possível retirar essas plantas invasoras com a utilização de máquinas, o trabalho acaba sendo feito de forma manual. Como alternativa, há a possibilidade de utilização de plantas de cobertura nas entrelinhas da cana.

“Além de proteger a superfície, a adubação verde melhora a qualidade do solo”, afirma a pesquisadora da Embrapa Cerrados, Arminda Moreira. A adubação verde é uma tecnologia que corresponde ao uso de espécies vegetais (adubos verdes/plantas de cobertura) em sucessão, rotação ou em consórcio com as culturas. “O objetivo é buscar a proteção da superfície, bem como a manutenção e a melhoria da qualidade físico-hídrica, química e biológica do solo, em todo seu perfil”, explica.

Com a intenção de analisar as melhores opções de espécies vegetais que poderão ser utilizadas com esse objetivo, técnicos da usina Goiasa, localizada em Goiatuba (GO), estão em contato com pesquisadores da Embrapa Cerrados, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Eles já visitaram os campos experimentais da Unidade, localizados em Planaltina (DF), e conheceram diferentes espécies vegetais que podem ser utilizadas como plantas de cobertura “Estamos buscando plantas semi-perenes que possuem crescimento rápido e tenham porte mais baixo, para que não abafem a cana”, afirmou Wellington Pereira, da Goiasa.

De acordo com a pesquisadora, dentre as plantas de cobertura pesquisadas na Embrapa Cerrados, algumas espécies possuem essas características, como: tolerância ao estresse hídrico, elevada produção de biomassa, fixação biológica de nitrogênio (FBN), ciclagem eficiente de nutrientes, proteção do solo contra erosão e controle de plantas invasoras. “Espécies vegetais com ciclos perenes ou semi-perenes facilitam os cultivos em consórcios com cana-de-açúcar”, explica. Segundo ela, as plantas de cobertura que mais atendem aos requisitos solicitados para o consórcio com cana são o Feijão-bravo-do-ceará, Crotalária anagiróide, Tefrósia cândida, Arachis pintoi.

Veja abaixo características dessas plantas (fonte: pesquisadora Arminda Moreira):

- Feijão-bravo-do-ceará: leguminosa de ciclo longo (semi-perene), tolerância ao estresse hídrico, controle de plantas invasoras, FBN e eficiência na ciclagem de nutrientes, principalmente, nitrogênio, pela FBN e incorporação de biomassa. O ciclo longo permite a manutenção de cobertura verde na área durante maior período, a elevada capacidade de rebrota e o sistema radicular bastante profundo tornam essa planta muito eficiente na absorção de água e ciclagem de nutrientes. Porém, deve-se ter o cuidado para que essa espécie vegetal não se torne uma planta invasora e devido ao hábito de crescimento indeterminado, prejudique o crescimento, manejo e colheita da cana-de-açúcar. A produção e aquisição de sementes também podem limitar o uso dessa planta de cobertura.
- Crotalária anagiróide: leguminosa de ciclo anual com elevada capacidade de controlar plantas invasoras e muito eficiente na FBN. É necessário realizar sua semeadura anualmente nas entrelinhas da cana-de-açúcar. Possui bom rendimento de sementes.

- Tefrósia cândida: leguminosa perene com elevada capacidade de controlar plantas invasoras e muito eficiente na FBN. Seu manejo deve ser realizado por meio de podas para que não ocorra competição com a cultura de cana-de-açúcar.

- Arachis pintoi: é uma leguminosa perene, que se propaga através de semente, estolão ou coroa com parte da raiz. Possui elevada capacidade de controlar plantas invasoras, eficiente na FBN e promove boa cobertura do solo. O Arachis pintoi é uma espécie nativa dos Cerrados do Brasil, adaptada aos solos ácidos e de baixa fertilidade, possui características como alta produção de forragem de boa qualidade, alta capacidade de fixar nitrogênio e boa tolerância ao sombreamento, características importantes para o consórcio com cana-de-açúcar. A propagação e produção de sementes também podem limitar o uso dessa planta de cobertura.
Mais informações pelo e-mail [email protected]
 
As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Cerrados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.