CI

África do Sul e Mercosul farão acordo de preferência tarifária


Até o final do ano a África do Sul deverá assinar um acordo de preferências tarifárias com o Mercosul, na primeira etapa para a criação de uma zona de livre comércio entre as duas partes, prevista para 2004. E ainda este ano empresas brasileiras estarão atuando com companhias sul-africanas em projetos de mineração no continente africano.

"Sempre tivemos um bom contato com o Brasil, e trabalhamos juntos em vários temas. Agora, porém, queremos realizar essa cooperação de forma sistemática e efetiva com o Brasil, com o objetivo de termos uma agenda comum entre os nossos países", afirmou o presidente da África do Sul, Thabo Mbeki, em Genebra.

De acordo com o ministro do Comércio de Pretória, Alec Erwine, no final do ano a África do Sul e o Mercosul deverão fixar alguns setores que poderiam já se beneficiar de uma redução de tarifas. "Nossa idéia é que em 2004 possamos então firmar um acordo de livre comércio", afirmou.

Ele disse que ainda este ano, empresas de mineração do Brasil formarão uma joint-venture com companhias sul-africanas para explorar jazidas de minérios em vários países da África. "Ainda não podemos revelar quais são as empresas, mas garanto que será um acordo muito interessante para todos", afirmou.

O acordo entre as mineradoras seria anunciado durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à África, em agosto. Sobre a eventual criação do G-3, grupo formado por Brasil, África do Sul e Índia, Mbeki se mostra otimista.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.