CI

África precisa acelerar política de sementes

"Temos conversado sobre harmonização [de políticas de sementes] há anos, mas não estamos nos movendo"


Especialistas dizem que a demora na harmonização e aceleração das políticas de incentivo à transferência de sementes para a África Oriental e Austral está dificultando o comércio e aumentando o crescimento agrícola. O objetivo de harmonizar o comércio de sementes resultou de diferentes políticas nos países, impedindo assim a transferência de tecnologia para promover a agricultura na região. 

Nesse cenário, eles dizem que políticas harmonizadas de sementes asseguram que países com características similares de produção agrícola possam trocar suas sementes por benefícios mútuos sem desafios. Segundo Mable Simwanza, director do Instituto de Controle e Certificação de Sementes do Ministério da Agricultura da Zâmbia, o desafio da transferência de tecnologia de sementes é que muitos países estão em diferentes fases de harmonização, incluindo o lançamento do processo a nível nacional e aprovação do parlamento. 

"Temos conversado sobre harmonização [de políticas de sementes] há anos, mas não estamos nos movendo. Há uma necessidade urgente de pressionar pela harmonização das políticas, regulamentos e protocolos existentes através de diálogos sobre políticas regionais”, disse ele explicando que deveria ser estabelecido um órgão de coordenação para garantir o sucesso da implementação das recomendações da reunião. 

Denis Kyetere, diretor executivo da Fundação Africana de Tecnologia Agrícola no Quênia, disse que a África precisa de novas tecnologias inovadoras, como sementes de qualidade superior para responder às mudanças climáticas e aumentar a segurança alimentar. ."Obter essas tecnologias para os pequenos agricultores em tempo útil garantirá que a África tenha a capacidade e os meios para colher seu potencial agrícola", acrescentou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.