CI

Aftosa: Circuito Leste tem nova data de vacinação

Os estados passarão a vacinar seus rebanhos bovinos e bubalinos nos meses de maio e novembro


Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e 530 municípios da região leste de Minas Gerais terão, a partir deste semestre, novo calendário de vacinação contra a febre aftosa. Os estados, que junto com Sergipe, fazem parte do Circuito Pecuário Leste passarão a vacinar seus rebanhos bovinos e bubalinos nos meses de maio e novembro. As datas são as mesmas adotadas no Circuito Pecuário Centro-Oeste, que abrange os estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Tocantins, parte de Minas Gerais e Distrito Federal.

“O calendário foi unificado pelo Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) a pedido do Fórum Nacional de Executores de Sanidade Animal (FONESA), que representa os serviços veterinários estaduais e faz parte dos esforços das autoridades sanitárias brasileiras para a erradicação da febre aftosa no Brasil até 2010”, afirmou o Secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz. A mudança permitirá que as etapas de vacinação na maior parte do Brasil sejam promovidas na mesma época, o que facilitará o trânsito de animais.

Trânsito - Durante o mês de outubro, os animais com origem nos locais que tiveram o calendário alterado deverão ser imunizados quando destinados a trânsito interestadual, respeitando os prazos de carência para movimentação, previstos na IN nº 44/2007, sendo dispensados da vacinação os animais destinados ao abate imediato, desde que comprovem três últimas vacinações consecutivas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.