A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), com sede em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, apresentou ontem (29-10) seu plano de expansão. O plano prevê duas etapas. A primeira compreende 820 m² e deverá ser concluída em setembro de 2004. E a segunda fase estima um total de 2250 m² a ser inaugurado em 31 de março de 2005, data do 50º aniversário da Afubra.
O presidente da associação, Hensi Gralow, com 28 anos de serviços prestados à empresa e 20 como presidente, anunciou também a ampliação no número de lojas, que já chega a 14. "Crescimento, desenvolvimento, emprego, lucros e tributos são os planos da Afubra e também do governo federal. Por isso, a Afubra está contribuindo com sua parte", disse o presidente.
Reposição florestal, recolhimento de embalagens, seguro agrícola e suporte técnico são algumas das atividades agropecuárias da empresa que atua em 12 segmentos diferentes. A Afubra iniciou com 98 associados e hoje atende 150 mil. Na última semana, a tempestade de granizo danificou em torno de 900 lavouras dos associados. Com isso, aproximadamente 159 avaliadores foram a campo para dar suporte imediato aos plantadores de fumo. Gralow justifica que exige-se lucro do associado para poder apóia-lo em situações críticas como esta.