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AGDATA oferece consultoria de CRM para apoiar distribuidores e revendas de agronegócio

Solução contribui para o aumento das vendas e melhora na eficiência operacional


Que o agronegócio é um dos setores mais importantes da economia brasileira todo mundo sabe. Porém, o que poucos param para pensar é a importância da comunicação entre cada parte da cadeia para que os negócios se concretizem e beneficiem a todos – desde o fabricante de insumos até o consumidor final.

Pensando nessa conexão estratégica, José Alexandre Loyola, diretor-executivo da AGDATA no Brasil e América Latina, multinacional americana e principal fornecedora de soluções analíticas para os maiores players mundiais no setor de agronegócios, explica que uma das estratégias mais adequadas para essa integração, em especial, para o distribuidores e revendas voltadas ao agronegócio é a Gestão de Relacionamento com o Cliente, conhecida também pela sigla CRM (Customer Relationship Management).

Ter uma estratégia de Gestão de Relacionamento de Clientes bem implementada em sua empresa, envolvendo a alta direção e todos colaboradores que interagem com os clientes, é o primeiro fator crítico de sucesso para que você tenha uma boa quantidade e qualidade de informações relevantes de seus clientes. Dessa forma, os gestores podem adotar as melhores práticas e tomar as melhores decisões, para aumentar a fidelização da sua carteira de clientes e, consequentemente, incrementar o resultado em vendas realizadas.

Na prática, o CRM disponibiliza inúmeros dados personalizados de cada cliente, permitindo uma segmentação de diferentes perfis, agrupando clientes com resultados e comportamento similares. Com estas informações, a sua empresa e equipe de vendas, pode identificar melhor, as reais necessidades e o custo de atendimento de cada segmento, focando as categorias de maior valor e potencial, para ofertar produtos e serviços que tenham aderência e façam sentido para cada segmento, gerando assim valor para a sua solução e retorno em vendas para o seu negócio.

“A automatização dos processos e personalização do atendimento permite, por exemplo, que um distribuidor que tenha grandes agricultores entre seus clientes, saiba qual o melhor momento de oferecer, para cada um, a compra de insumos, levando em consideração a sua área de plantio, o cultivo, a melhor época para plantar e os melhores preços de mercado de seu produto agrícola - que é impactado, muitas vezes pela oscilação de moedas estrangeiras”, explica o executivo.

Com o CRM é possível registrar, visualizar e entender melhor o perfil do seu consumidor, por meio de informações estratégicas, viabilizando um planejamento, mais detalhado, de ações para encantar e influenciar seus clientes a manter uma relação comercial de longo prazo com a sua empresa. Um ponto muito importante a ser destacado é que vemos alguns distribuidores cometendo um erro muito grave, comprando um sistema de CRM, sem antes fazer um diagnóstico estratégico interno em sua empresa, levantando todos os fatores críticos de sucesso (objetivos da empresa a curto e médio prazo, envolvimento e comprometimento da alta direção, tipos e níveis de informações atuais, planejamento e priorização das ações, conscientização, capacitação e comprometimento da equipe de venda, níveis de aporte e retorno do investimento, etc) para que a estratégia de CRM tenha sucesso quando vier a implementação do sistema, que é fundamental para o registro e controle das informações, em tempo real.

“Com o uso do CRM o distribuidor ou revenda consegue não só vender mais e manter um relacionamento mais próximo com seus clientes, como também aumentar a sua produtividade e ter uma empresa mais organizada, com informações atualizadas e usadas para gerar boas oportunidades”, destaca Loyola.

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