Aged realiza curso sobre ferrugem da soja em Balsas (MA)

Agronegócio

Aged realiza curso sobre ferrugem da soja em Balsas (MA)

O objetivo do curso foi o de fornecer aos profissionais do órgão conhecimentos mais aprofundados sobre a doença
Por: -Redação
2 acessos

Fiscais da Defesa Vegetal da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão (Aged/MA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagro), participaram na semana passada, em Balsas, de um Curso de Procedimentos Técnicos para Identificação, Controle e Monitoramento da Ferrugem Asiática da Soja no Maranhão.

O curso teve a duração de dois dias e foi ministrado pelo fitopatologista Maurício Meyer, da Embrapa Soja/Balsas. Os participantes tiveram aulas teóricas e aulas práticas realizadas numa propriedade produtora de sementes de soja.

O objetivo principal do curso, segundo o diretor geral da Aged, Sebastião Anchieta, foi o de fornecer aos profissionais do órgão conhecimentos mais aprofundados e detalhados sobre a doença, ainda pouco conhecida por parte dos técnicos e produtores de soja.

A Ferrugem da Soja chegou ao continente americano na safra 2001/2002, via Paraguai e rapidamente se alastrou por toda a região produtora do Paraguai, Brasil e Bolívia, causando importantes perdas econômicas aos produtores e às economias desses países.

No Brasil, os custos médios imputados à Ferrugem da Soja somam 8% do custo médio de produção, de acordo com estudos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). "Esses custos deverão ser reduzidos à medida que técnicos e produtores conhecerem melhor a doença e aprenderem a manejá-la adequadamente, daí a importância deste tipo de treinamento para a nossa equipe da Aged", disse Sebastião Anchieta.

Já foram detectados casos de Ferrugem da Soja nos estados do Maranhão, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Tocantins, Paraná e Rodônia.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink