Aged treina equipe da Secretaria Municipal de Agricultura de Codó/MA

Agronegócio

Aged treina equipe da Secretaria Municipal de Agricultura de Codó/MA

Participam do treinamento técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do município
Por:
1647 acessos
A Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), realiza esta semana treinamento sobre os procedimentos para a instalação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) no município de Codó, na Região dos Cocais. O curso, que está sendo ministrado pela Coordenadoria de Inspeção Animal da Aged, acontece na sede do órgão, em São Luís.


Participam do treinamento técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Codó, responsáveis pela implantação do SIM no município. Estão sendo discutidos desde procedimentos para registro de estabelecimentos de produtos de origem animal até ações de educação sanitária e defesa animal, voltadas para a inspeção.

A veterinária Maria de Lourdes Guimarães, Chefe da Coordenadoria de Inspeção Animal da Aged, explicou que o treinamento visa conscientizar a equipe da secretaria municipal sobre a importância do SIM para obtenção de produtos saudáveis, visando a qualidade de vida da população codoense. “Estamos preparando a equipe para que possa replicar esses procedimentos e que em breve a inspeção se faça presente como rotina na cidade”, explicou.


De acordo com a chefe da coordenadoria, o treinamento é uma das prioridades da atual gestão da Aged. “O curso ministrado aos técnicos das Secretarias Municipais de Agricultura tem por objetivo buscar a segurança alimentar, reduzindo os índices de infecções alimentares e até mesmo os custos com internação na rede pública de atendimento a saúde”, afirmou Maria de Lourdes Guimarães.

Os estabelecimentos que processam produtos de origem animal devem ser registrados no serviço de inspeção oficial. As certificações podem ser emitidas pelos governos federal (SIF), estadual (SIE) e municipal (SIM). Apenas o governo federal é responsável pela emissão do SIF para produtos de origem vegetal.


A Aged executa o Serviço de Inspeção Estadual – SIE/MA, com a finalidade de realizar o registro, fiscalização e inspeção de estabelecimentos de produtos alimentícios de origem animal, fabricados e comercializados dentro do Maranhão.

Os tipos de estabelecimentos que podem ser registrados nos serviços de inspeção oficial - no que ser referem a produtos de origem animal - são de carnes e derivados, leite e derivados, pescados e derivados, ovos e derivados e mel e derivados.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink