CI

Agentes de saúde do meio rural são capacitados em São Sepé

A Emater/RS-Ascar e a Secretaria da Saúde de São Sepé, no Corede Jacuí Centro, promoveram a capacitação de 10 agentes comunitários de saúde do meio rural.


A Emater/RS-Ascar e a Secretaria da Saúde de São Sepé, no Corede Jacuí Centro, promoveram a capacitação de 10 agentes comunitários de saúde do meio rural do município. O evento ocorreu no dia 18/05, no Polo de Educação Superior Sepé Tiarajú, dentro do programa municipal Estratégia de Saúde da Família (ESF). Na oportunidade, os extensionistas realizaram palestras informativas sobre saneamento básico, zoonoses, horticultura e fruticultura, além da distribuição de publicações educativas sobre os assuntos tratados no encontro.

"O objetivo principal da atividade foi aproximar os assuntos técnicos da extensão rural com as atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida, realizada pelos agentes de saúde", explicou a extensionista social do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de São Sepé, Cleisa Maria Freitas Peixoto.

Na capacitação, o tema da fruticultura foi apresentado pelo extensionista Paulo Secundino Souza Silva, que abordou a importância de cuidados para melhoria da produção. A palestra sobre zoonoses, enfocando formas de transmissão, sinais clínicos e principalmente formas de prevenção, foi apresentada pela extensionista Lilian Varini Ceolin. A exposição sobre horta doméstica, importância das hortaliças e tratamento caseiro de pragas e doenças para a redução do uso de agrotóxicos ficou a cargo do extensionista Werner Ritter Wegner. O conteúdo sobre saneamento básico, cuidados com a água de uso doméstico, tratamento, proteção de fontes e destino dos dejetos e lixo foi apresentado pela extensionista social Cleisa Freitas Peixoto. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.