AgraFNP prevê safra menor de soja em 10/11 no Brasil por La Niña
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,166 (1,02%)
| Dólar (compra) R$ 5,59 (-0,36%)


Agronegócio

AgraFNP prevê safra menor de soja em 10/11 no Brasil por La Niña

A próxima safra poderá atingir até 67 milhões de toneladas
Por:
1460 acessos
SÃO PAULO (Reuters) - A próxima safra de soja do Brasil (2010/11) poderá atingir até 67 milhões de toneladas, previu nesta quinta-feira (12) a analista da AgraFNP Jacqueline Bierhals.

O número indica uma queda em relação à colheita recorde de 68,5 milhões de toneladas de 09/10, de acordo com dados oficiais da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Na estimativa anterior, a AgraFNP havia previsto 66 milhões de toneladas. Na nova projeção, a analista admite um crescimento de área em relação ao que avaliava anteriormente, mas ainda praticamente estável ante a temporada 2009/10 para a Conab foram 23,5 milhões de hectares.


A produção cairia levando em conta os esperados efeitos negativos do La Niña, que geralmente resulta em tempo mais seco para a região Sul do Brasil.

"Não podemos nos esquecer que vai ter La Niña, e que na safra anterior plantamos para colher 62, 63 milhões de toneladas e colhemos 68 por conta do clima excepcional", afirmou Bierhals.

Em 09/10, a safra de soja do Brasil foi favorecida por chuvas do El Niño.

A analista trabalha com uma produtividade média para a nova safra mais próxima dos níveis históricos. Em 09/10, o rendimento médio das lavouras no Brasil atingiu um recorde de 2.918 quilos por hectare, segundo o mais recente levantamento da Conab.


"O viés para a nova safra não é de alta por conta do clima", ressaltou.

A avaliação da consultoria fica acima da previsão do USDA (Departamento de Agricultura dos EUA), que nesta quinta-feira manteve a projeção da safra nova do Brasil em 65 milhões de toneladas.

Mas a previsão da consultoria é mais conservadora do que a de outros analistas, que apontam a nova safra do Brasil em até 70 milhões de toneladas.

O plantio de 10/11 deve começar em meados de setembro no Centro-Oeste brasileiro.

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink