Agricultor colhe 17,3 ton/ha de trigo
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,702 (-2,12%)
| Dólar (compra) R$ 5,40 (0,44%)

Imagem: Divulgação

RECORDE

Agricultor colhe 17,3 ton/ha de trigo

Ele bateu o recorde mundial como a maior produção do cereal
Por: -Eliza Maliszewski
3184 acessos

Vem de Ashburton, na Nova Zelândia, o recorde mundial de produção de trigo. O agricultor Eric Watson, conseguiu a incrível marca de 17,398 toneladas por hectare ou cerca de 300 sacas por hectare. Ele conseguiu superar o próprio recorde de 16,791 toneladas por hectare, alcançado em 2017. O feito foi noticiado pela revista britânica Farmers Weekly.
 
Em média, as colheitas de trigo irrigadas na Nova Zelândia produzem cerca de 12 toneladas por hectare. Na projeção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta safra o Brasil deve atingir uma média de 2,7 toneladas/hectare.

Watson conta que sempre buscou superar a produtividade de sua lavoura e vem tentando mudar formas de manejo para ter sucesso. Seu último sucesso foi o resultado de tentar novas cultivares, mudar para nitrogênio líquido e monitorar a saúde das plantas com mais regularidade. “Devido ao alto rendimento de trigo que podemos cultivar em nossa fazenda, ficamos satisfeitos se observarmos um aumento anual de 100 a 200 ton /ha. Portanto, superar a minha última safra em quase 600 ton / ha excedeu até minhas esperanças”, disse.

Esta safra foi plantada em abril de 2019 e colhida em 17 de fevereiro de 2020. A variedade de trigo usada foi a Kerrin, criada pela KWS. A cultivar é muito popular no Reino Unido. É de semeio tardio, tem desempenho comprovado com clima diverso, bom desempenho em diversos tipos de solo e resistente a doenças como oídio, fusarium, Septoria tritici  e ferrugem amarela e vermelha.


 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink