CI

Agricultoras de Ibarama participam do Resgate de Receitas

Evento integrou a programação do 31º aniversário de emancipação do município de Ibarama


Com os objetivos de incentivar hábitos saudáveis de alimentação, valorizar os produtos que estão nas propriedades rurais, resgatar receitas nutritivas e saborosas, valorizar o saber local, resgatar e valorizar sementes, mudas e tubérculos crioulos para que as famílias busquem a Segurança e Soberania Alimentar, foi realizada na quinta-feira (06/12), no Salão Paroquial, a 10ª edição do Resgate de Receitas.

O evento integrou a programação do 31º aniversário de emancipação do município de Ibarama e contou com a participação de, aproximadamente, 60 pessoas entre agricultoras, autoridades locais e regionais e convidados. No início da atividade foi realizada uma palestra sobre ?Boas práticas em fabricação caseira de alimentos?, ministrada pela especialista em Saúde e engenheira de alimentos da Secretaria Estadual de Saúde - Núcleo Regional de Vigilância Sanitária da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, de Cachoeira do Sul, Cristiane Schweinberger.

Em seguida, a professora de Educação Física, Andrielli Bernardi, realizou uma dinâmica de integração com as participantes e, após, foi apresentado pelos grupos de terceira idade do município as receitas resgatadas nas comunidades, seguindo por uma benção dos alimentos pelo Padre José Vicente de Lima.

Também foi realizada a votação para a escolha da Receita Destaque do evento, ficando empatadas as receitas de Rocambole da produtora Orilde Siqueira, do Grupo de Terceira Idade, de Linha São João Aparecida, e a receita de Doce de Mandioca, de Reni Mattana, do Grupo de Terceira Idade, da sede do município. "Estas receitas representarão Ibarama no Fórum Microrregional de Segurança e Soberania Alimentar no ano de 2019", lembra a extensionista Social da Emater/RS-Ascar, Letícia Fagundes.

O 10º Resgate de Receitas foi promovido pela Associação das Mulheres Agricultoras de Ibarama (AMAI) e Emater/RS-Ascar, em parceria com a Prefeitura de Ibarama, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Convivência Cidadã e Paróquia São Paulo Apóstolo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.