Agricultores/BA recebem equipamento para produção agroalimentar


Agronegócio

Agricultores/BA recebem equipamento para produção agroalimentar

Dentre os equipamentos entregues estavam artigos de copa e cozinha, material de limpeza, panelas, embalagens, ferramentas, adubos, sementes, geladeiras, liquidificador e batedeiras industriais
Por:
711 acessos
Agricultores familiares da Região Metropolitana de Salvador (RMS), que são atendidos pelo Programa de Agricultura Urbana e Periurbana, desenvolvido pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), receberam nesta segunda-feira (26) equipamentos que possibilitam o desenvolvimento de atividades de produção, beneficiamento e comercialização de produtos agroalimentares.


Dentre os equipamentos entregues estavam artigos de copa e cozinha, material de limpeza, panelas, embalagens, ferramentas, adubos, sementes, geladeiras, liquidificador e batedeiras industriais. Ao todo, 200 famílias dos municípios de Salvador, Candeias, São Sebastião do Passé, Simões Filho, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Itaparica, Vera Cruz e Mata de São João foram atendidas.

Para o presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles, “esta é uma oportunidade para que os agricultores, que vivem nas periferias urbanas, resgatem sua cidadania e vivam de forma digna, com o suor do seu trabalho”. O Programa faz parte de uma política ampla, que envolve a segurança alimentar e nutricional, liderada, nacionalmente, pelo MDS, e que visa, sobretudo, melhorar o nível de nutrição das famílias beneficiárias e gerar excedentes que possibilitem ganhos na renda familiar.


Segundo a coordenadora do programa, a socióloga da EBDA, Janete Reis, além do suporte técnico, a empresa também investe na capacitação dos agricultores em diversas áreas do conhecimento, a exemplo dos cursos já ministrados sobre Desenvolvimento de Pessoas, Associativismo e Empreendedorismo, Meio Ambiente, Nutrição e Saúde, Alimentação Alternativa, Plantas Medicinais, Doces e Frutas, Bolos e Biscoitos, Horticultura e Galinha Caipira.

O líder comunitário do município de São Sebastião do Passé, Gilson de Argolo, afirmou que a aquisição dos equipamentos é uma importante conquista. “Vai melhorar diretamente a vida de 22 famílias da minha comunidade. Teremos um complemento de renda significativo, além de ajudar no desenvolvimento econômico da cidade, tendo em vista que será possível comercializar os produtos, comprar e vender no comércio local”.


O programa

Focado nos segmentos mais carentes e nas populações mais vulneráveis - a exemplo de jovens em situação de risco social, idosos, mulheres, portadores de deficiências e os remanescentes de quilombos -, o programa é um instrumento de distribuição de oportunidades, onde, através da agricultura urbana e periurbana, é possível melhorar o nível nutricional da população e reduzir a pobreza através da geração de ocupação e renda.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink