CI

Agricultores de Irecê/BA recebem sementes dor agricultores de Sento Sé

Ao todo, serão entregues mais de 40 mil toneladas de sementes


Agricultores familiares do Território Irecê estão sendo beneficiados com recebimento de sementes de milho e mamona durante a primeira quinzena de janeiro. A entrega das sementes está sendo realizada pela Secretaria da Agricultura (Seagri), por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), e faz parte do Programa Semeando, promovido pela Superintendência de Agricultura Familiar. Ao todo, serão entregues mais de 40 mil toneladas de sementes, favorecendo mais de 18 mil agricultores em todos os municípios assistidos pela gerência regional da EBDA de Irecê.


Somente em sementes de mamona, da variedade EBDA MPA 11, serão distribuídas sete toneladas, cinco quilos por unidade produtiva, produzidas e beneficiadas pela própria mão de obra da agricultura familiar, através do Programa Semeando. Durante 2011, agricultores do povoado de Tombador de Cima, município de Sento Sé, foram sensibilizados e capacitados para produzirem as sementes com toda assistência técnica da EBDA. Após passar por análises que atestaram a qualidade das sementes, a produção da comunidade está sendo repassada para agricultores de todo o Estado.

“A transferência da tecnologia de produção formal de sementes é o principal intuito desta etapa do Semeando. O material distribuído é apropriado ao cultivo consorciado nos diversos ambientes do semiárido baiano e adaptado aos municípios do Território Irecê, onde apresentou a maior estabilidade”, afirma o técnico da EBDA, Valfredo Vilela, que acompanhou os trabalhos em Tombador de Cima. Ainda segundo Vilela, o material produzido apresentou alta qualidade comprovada por laboratório de análise de sementes, credenciado no ministério da agricultura.

Cerca de 20 quilos de sementes de milho, da variedade caatingueiro, devem ser entregues a cada unidade familiar rural, perfazendo um total de 37 toneladas. O gerente regional da EBDA em Irecê, Joelson Matos, afirma que a distribuição será feita de acordo com a ordem de inscrição dos agricultores no Programa Garantia Safra. No campo, todos já estão contando com o recebimento das sementes para começar as lavouras. É uma forma de garantia inicial que o agricultor ganha”, esclarece Matos.


A distribuição das sementes de mamona deve acontecer nos municípios de Barro Alto, Canarana, Cafarnaum, Mulungu do Morro, João Dourado, América Dourada, Ibititá, Ibipeba, São Gabriel, Jussara, Central, Irecê, Uibaí e Lapão. Já as sementes de milho serão distribuídas em todos os 21 municípios atendidos pela gerência regional de Irecê.

O Programa Semeando vem garantindo, desde 2007, o acesso do agricultor familiar a sementes de qualidade, através da distribuição e de capacitações para a formação de bancos comunitários de semente, que difundem as tecnologias e asseguram a autonomia do agricultor familiar na produção de sementes e mudas. Além de assegurar o recebimento das sementes, a EBDA presta assistência técnica aos agricultores durante o período de cultivo da lavoura.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.