CI

Agricultores de mandioca no PI investem em projeto de geração de renda

A experiência deu certo e eles já montaram uma central de negócios


Pequenos agricultores que produzem mandioca no sertão do Piauí se uniram num projeto de geração de renda. A experiência deu certo e eles já montaram uma central de negócios.

São José do Piauí fica a 280 quilômetros de Teresina, em pleno semi-árido. A mandioca é considerada o produto mais importante da economia do município.

O agricultor João Moura iniciou a colheita na propriedade e está animado com a perspectiva de uma boa produção. “Numa área eu estou colhendo de cinco a seis toneladas”, disse.

Para facilitar a comercialização os agricultores criaram a central de negócios da mandiocultura, uma espécie de cooperativa que envolve 320 agricultores de seis municípios. Toda mandioca que eles produzem vai para a central, onde é beneficiada. A atividade gera renda para homens e mulheres.

Com a criação da central os produtores de mandioca anularam a figura do atravessador. A venda agora é feita direto ao comércio, sem intermediários. O valor do produto também triplicou. A saca com 50 quilos, que antes era vendida na região por R$ 20, agora, depois de classificada e empacotada, sai por R$ 75.

“Todo mundo estava desanimado. Hoje, todo mundo já está aumentando a produção. Estamos aumentando o plantio e a tendência é aumentar a produção. Todo mundo hoje está interessado em plantar mandioca”, falou José Barros, coordenador da central de negócios.

Em um ano de funcionamento, a central de negócios da mandiocultura produziu 400 toneladas de farinha.
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.