CI

Agricultores de MG estão satisfeitos com a safra da mandioquinha salsa

As terras altas e o clima ameno do sul de Minas Gerais são ideais para o cultivo da mandioquinha salsa ou batata baroa, como também é conhecido o legume


É época da colheita da mandioquinha salsa, no sul de Minas Gerais. Em Espírito Santo do Dourado, os agricultores que apostaram na cultura estão satisfeitos com a safra.

As terras altas e o clima ameno do sul de Minas Gerais são ideais para o cultivo da mandioquinha salsa ou batata baroa, como também é conhecido o legume. Há 13 anos a Embrapa desenvolveu no Estado uma variedade melhorada: a mandioquinha amarela Senador Amaral, em referência ao município onde foram colhidas as sementes originais.

O engenheiro agrônomo da Emater Waldemar de Andrade explicou que ela é mais resistente e produtiva. “A antiga variedade, que se usava na região, produzia em torno de oito raízes por pé. Essa produz de 12 a 14 raízes acima. Ela é tolerante ao nematóide, principal praga da mandioquinha”, disse.

De acordo com a Emater, a área plantada de mandioquinha salsa no Estado este ano foi de 1.486 hectares, um valor 5% menor em relação ao ano passado. Mas em Espírito Santo do Dourado, maior produtor de Minas, a situação foi bem diferente. A área plantada passou de 80 para 110 hectares. Houve um aumento de 37%.

A cultura foi a melhor alternativa para os antigos produtores de batata, que enfrentaram uma crise no ano passado. “A batata vem dando bastante problema. É preço ruim, mercadoria cara e para vender o preço é ruim, não cobre o gasto. Então, a mandiquinha salsa está tendo mais saída e mais colocação para vender. Também usa menos veneno e menos agrotóxico, que deixa a lavoura mais barata”, disse o agricultor Ismael Borges.

Os produtores estão vendendo a caixa de 22 quilos de mandioquinha salsa por R$ 28.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.