Agricultores do Ceará preveem bom 'inverno'
CI
Agronegócio

Agricultores do Ceará preveem bom 'inverno'

Mais de mil t de sementes vão ser distribuídas no Cariri até o fim de dezembro
Por:
Trabalhadores rurais da região começaram a preparar a terra e alguns até já plantaram. Mais de mil toneladas de sementes vão ser distribuídas no Cariri até o fim de dezembro, o que deve beneficiar quase 30 mil agricultores
"O homem que mais tem fé é o agricultor." É assim que o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Potengi, José Nilton Amorim, define o sertanejo. E a fé em uma boa quadra chuvosa em toda a Região do Cariri sempre começa mais cedo, ainda em dezembro. Isso porque as chuvas da pré-estação atingem com mais intensidade essa zona, como explica o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Vinícius Oliveira.

No município a 540 quilômetros de Fortaleza, a maioria dos agricultores já preparou a terra, confiante em dias de muita fartura. “Pela experiência dos mais antigos, com base no canto dos pássaros e na observação da lua, o inverno vai ser bom”, afirma José Nilton. Mas a previsão de nuvens carregadas não é confirmada pela Funceme.
Segundo Vinícius Oliveira, ainda não há como fazer uma previsão para 2012. Ele explica que apenas em janeiro será feita uma reunião climática, quando vão ser feitos os prognósticos para o Estado. De fevereiro a maio deste ano choveu acima da média histórica (641 milímetros) no Cariri, 707 milímetros.

No Crato, distante 504 quilômetros da Capital, o sentimento é de ansiedade. “Tem gente que já plantou”, explica o presidente do sindicato da categoria, Antônio Alves. A expectativa é para o recebimento das sementes. Segundo a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), que coordena o projeto Hora de Plantar, a distribuição ainda não começou, mas deve ocorrer até o fim de dezembro. No Cariri, 29.292 agricultores vão ser beneficiados com a distribuição de 1.138 toneladas de dez tipos de sementes: amendoim, girassol, mamona, algodão, arroz sequeiro, feijão caupi, feijão phaseolus, milho variedade, milho híbrido e sorgo forrageiro.

A chegada das sementes também anima os agricultores de Missão Velha, a 535 quilômetros da Capital. Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade, Francisco Paulo, “esse ano foi um inverno fabuloso. Ninguém precisou do Seguro Safra”. Agora, é esperar para ver se 2012 chega com a mesma boa e farta notícia.
 
ENTENDA A NOTÍCIA

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) vai distribuir as sementes do projeto Hora de Plantar até o final de dezembro em todo o Estado. Na Região do Cariri, serão distribuídas mais de mil toneladas de 10 tipos de sementes.

Saiba mais

O projeto Hora de Plantar foi criado para atender com sementes e mudas de elevado potencial genético os agricultores de base familiar do Estado. Concebido há mais de 25 anos, ele atende a cerca de 250 mil agricultores familiares de todas as cidades cearenses, menos Fortaleza e Eusébio.

De acordo com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário, em 2011, o Ceará obteve a maior safra de grãos da história. Foram 1.301.092 toneladas, sendo o milho responsável por 70% dessa produção.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.