CI

Agricultores ganharão programa de cooperativas de crédito


Um grupo de representantes dos quatro mil Centros de Tradições Gaúchas (CGT) reuniu-se na manhã deste domingo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para anunciar a adesão da entidade ao programa Fome Zero. O encontro ocorreu na porta do Palácio do Alvorada. Lula ganhou presentes dos gaúchos - entre eles uma égua. Os gaúchos chamaram o presidente para visitar o Rio Grande do Sul, e Lula também fez um convite. "Quero que vocês nos visitem primeiro porque, no começo de junho, vamos lançar um grande programa de cooperativas de crédito, o que vai beneficiar os agricultores brasileiros", disse Lula, que tirou muitas fotos e comeu um churrasco de costela feito em frente ao palácio. O presidente estava acompanhado da primeira-dama, Marisa Letícia, do ministro das Cidades, Olívio Dutra, e do secretário nacional da Pesca, José Fristch.

Segundo Fernando Chaves, que coordenou uma marcha de 31 cavaleiros ao Alvorada, os CTGs têm condições de contribuir com cinco toneladas de alimentos para o Fome Zero. O grupo de gaúchos, quase todos moradores de Brasília, saiu às 8h30m do Parque da Cidade e foi cavalgando até o palácio. Eles instalaram uma tenda na área verde em frente ao portão do Alvorada. Os gaúchos deram de presente a Lula uma égua crioula de R$ 8 mil, que será entregue em setembro, uma cuia de chimarrão banhada em ouro e prata e uma muda de erva-mate para ser plantada no palácio. "Nossa idéia é colocar o movimento tradicionalista gaúcho para apoiar o Fome Zero. Só os CTGs são quatro mil espalhados pelo Brasil", afirmou Fernando Chaves.

Boa parte do tempo, Lula ficou à beira de um churrasqueira gaúcha, com os espetos de carne presos no chão e em volta de um fogueira. Com uma gaita gaúcha (parecida com uma sanfona), os gaúchos apresentaram três músicas para o presidente. Bem humorado e tranqüilo, o presidente até se abaixou para amarrar o tênis da primeira-dama. Indagado sobre presente dado no Dia das Mães a dona Marisa, Lula disse apenas que se trata de um segredo de casal e mandou uma mensagem para as mães. "Que elas sejam tratadas com carinho. É um dia para os filhos fazerem justiça a elas porque o filho só descobre a importância delas quando se torna pai ou mãe."

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.