CI

Agricultores recebem sementes no Cariri (CE)

Produtores se antecipam ao prognóstico da Funceme e recebem as sementes


O município de Juazeiro do Norte é o primeiro do Ceará a receber sementes do milho híbrido, feijão e arroz, ideais para o cultivo, distribuídos pelo governo do Estado. A distribuição é feita por meio dos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão rural do Ceará (Ematerce), no Agropolo Cariri. Serão cerca de 30 mil agricultores beneficiados em toda a região, com 685 toneladas de sementes, a serem entregues dentro de 20 dias. Em Caririaçu, a distribuição também foi iniciada ontem, no período da tarde.

O primeiro agricultor beneficiado com as sementes do Hora de Plantar no Estado foi Antônio Gonçalves, do Sítio Espinho, em Juazeiro. Serão 50 quilos de milho, feijão e arroz, a serem cultivados em uma área de 2 hectares. Apesar de pegar antecipadamente os produtos, ele irá aguardar alguns dias para ter mais segurança no plantio.

Aproveitamento

O pequeno produtor Francisco Pereira Pinto, do Sítio Popôs, em Juazeiro, decidiu este ano utilizar pela primeira vez as sementes selecionadas. Em meio hectare de terra, pretende plantar 15 quilos de feijão e 15kg de milho híbrido. Hoje mesmo começa a enterrar os grãos na terra úmida, para não perder tempo.

Uma das razões para a antecipação da distribuição das sementes é o aproveitamento das chuvas. No município de Caririaçu, onde serão distribuídos quase 20 mil quilos de sementes, já choveu, até ontem, 233 milímetros. Serão 900 produtores beneficiados na localidade. Em Juazeiro, foram registrados 100 milímetros de chuvas. Por possuir uma área de extensão rural reduzida, as sementes chegam para 400 agricultores.

Para o município de Santana do Cariri, onde choveu cerca de 80 milímetros, serão encaminhadas 67 toneladas de sementes. Deste total, 60 mil quilos de milho. Pelo menos 850 agricultores serão beneficiados. A proposta inicial era começar a distribuição por Santana do Cariri, mas por conta de adequações ao novo programa de informatização, o trabalho acontece a partir de hoje, incluindo também o município de Brejo Santo.

Grãos

Segundo o agrônomo Marcos Antônio Rodrigues, do escritório da Ematerce de Caririaçu, se verificou a boa quantidade de chuvas. Por conta disso, alguns agricultores estavam se antecipando em usar grãos ao invés de sementes. Isso, segundo ele, caso o Programa Hora de Plantar não se antecipasse ao prognóstico da Funceme, poderia acarretar em prejuízos de até 30% para o pequeno produtor. A diferença é que as sementes distribuídas pelo governo são especialmente preparadas para o solo da região, com capacidade germinativa, no caso do milho híbrido, de 98%, com ciclo de até 75 dias.

O gerente regional da Ematerce diz que a meta é repassar todo o estoque aos agricultores. Os boletos podem ser adquiridos nos escritórios locais e pagos nas agências dos Correios em todo o Estado. Com o comprovante, as novas sementes estão garantidas e podem ser ressarcidas, com desconto de 50%, até o dia 30 de outubro deste ano.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.