CI

Agricultura biodinâmica é tema de curso para o setor vitivinícola

Crescimento da demanda e qualificação da base produtiva fomentam expansão da produção orgânica na região



Cada vez mais presente em discussões internas dos setores agrícolas e de pesquisa, e com procura crescente de mercado, a produção orgânica está bastante difundida nos países europeus e está encontrando terreno fértil também no Brasil. Segundo a entidade Organics Brasil, o mercado interno de produtos orgânicos tem crescido em torno de 20% ao ano e, em 2014, deverá movimentar cerca de R$ 1,5 bilhão.

Apesar de não serem o principal motivador deste perfil de produção, os resultados econômicos têm servido de estímulo para a expansão na base produtiva também no setor vitivinícola gaúcho. Por isso, até o dia 24 de julho, um grupo de 50 viticultores, estudantes e profissionais do setor está reunido no Seminário Apostólico N. S. de Caravaggio, em Farroupilha (RS), participando do curso Princípios de Agricultura Biodinâmica Aplicada à Fruticultura.

O curso é ministrado pelo especialista peruano, René Piamonte, Engenheiro Agrícola, PhD e consultor em biodinâmica de grandes vinícolas do Chile e da Argentina. O curso é promovido pelo Centro Ecológico de Ipê, Prefeitura de Farroupilha e Emater/RS, sendo apoiado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Federação das Cooperativas Vinícolas do RS (Fecovinho), Embrapa Uva e Vinho e pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa/RS).

"A agricultura biodinâmica é uma das modalidades da agricultura orgânica, com a ideia de aprimoramento e fortalecimento deste perfil de produção. Do ponto de vista econômico, a demanda por esse tipo de produto, seja por parte das indústrias como do consumidor, é maior do que a oferta", observa o coordenador geral do Centro Ecológico de Ipê, Luis Carlos Diel Rupp, que acrescenta: "A Romanée Conti, a Bodega Emiliana, que pertence ao grupo Concha y Toro, além de várias outras vinícolas francesas, italianas e espanholas já adotaram o sistema orgânico ou biodinâmico. Este é um tema de ponta na vitivinicultura".

No estado, cerca de 300 famílias praticam a viticultura orgânica, cultivando aproximadamente 600 hectares de uva, em sua maioria de variedades americanas e híbridas, que resultam em mais de 7 milhões de litros de suco. "Hoje este é um item quase obrigatório no portifólio das empresas do setor, por isso é de interesse das entidades a disseminação do conhecimento e das técnicas para ampliar essa produção"complementa Rupp.

Tópicos da programação do curso:
- História e princípios da agricultura e introdução a agricultura orgânica-biodinâmica
- A Agricultura orgânica-biodinâmica como ponto de partida na solução da crise mundial agrária
- Visita técnica a propriedade com produção orgânica-biodinâmica
- Elaboração prática de composto biodinâmico, biofertilizante e pasta biodinâmica
- A fruticultura e o cultivo da maçã/pêra na agricultura biodinâmica
- Experiências em agricultura orgânica-biodinâmica
- Elaboração de preparado biodinâmico Fladen
- Introdução a astronomia e calendário biodinâmico
- Prática: observação astronômica (uma noite)
- A qualidade dos alimentos orgânicos-biodinâmicos
- Outras atividades com práticas de percepção, trabalhos em grupo e de reflexão dos conceitos expostos

Saiba mais

Para fins da Lei de produção orgânica (nº 10.831) todos produtos são orgânicos. Os demais são considerados vertentes, ou escolas, ou correntes. A agricultura biodinâmica, no entanto, é a única que possui um selo próprio mundialmente.

Os vinhos biodinâmicos têm sido aclamados pelo seus aromas, bouquets e texturas. O não uso de agrotóxicos permite o surgimento de fungos naturais durante o cultivo e posterior fermentação que dão qualidade e aroma regionais únicos. Os preparados biodinâmicos conferem aos vinhos vitalidade, autenticidade e individualidade do terroir especiais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.