CI

Agricultura biológica não alimentará humanidade

A pecuária e a tecnologia precisam ser muito bem empregadas


Foto: Pixabay

Um estudo realizado pelo Instituto Superior Técnico (IST), de Portugal, concluiu que não vai ser possível alimentar a Humanidade até 2050 utilizando apenas recursos da agricultura biológica. Sendo assim, o IST acredita que o caminho para a viabilidade da agricultura biológica passa pela inovação e não dispensa o recurso a animais.  

De acordo com Tiago Morais, Ricardo Teixeira e Tiago Domingos, investigadores do IST, a agricultura não consegue obter azoto suficiente para ser viável a nível global ao proibir a utilização de fertilizantes de síntese. “Esta limitação é resolúvel até 2050, mas apenas através de investimentos em inovação e eficiência na produção agrícola e animal, com redução do desperdício alimentar, diversificação de fontes de fertilizante orgânico e o recurso a energias renováveis”, revela. 

Além disso, a pecuária ajuda por “os animais facilitam a produção biológica sustentável, quer devido ao aproveitamento de pastagens em áreas menos férteis para agricultura, quer para aproveitamento de desperdícios. Fornecem, através do estrume, parte do azoto necessário para as culturas agrícolas e um contributo direto para a alimentação humana (leite, ovos e carne)”. 

Além disso, aplicando o mesmo nível de inovação à agricultura convencional, o seu desempenho em termos de emissões de gases com efeito de estufa se torna equivalente ao da agricultura biológica. “Assim, no futuro, mais do que escolher entre produtos biológicos ou convencionais,  importará escolher produtos resultantes de uma forte inovação orientada para a sustentabilidade”, concluem os investigadores. 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.