CI

Agricultura de Foz (PR) faz alerta para entrega de embalagens

Os agricultores devem entregar a partir desta segunda-feira as embalagens de agrotóxicos já utilizadas e suas notas fiscais


Os agricultores de Foz do Iguaçu, no Paraná, devem entregar a partir desta segunda-feira (11-12), as embalagens de agrotóxicos já utilizadas e suas notas fiscais. O material deve ser entregue na ACCO – Associação dos Comerciantes de Agroquímicos da Costa Oeste, na Linha Três Fazendas, ao lado do Aterro Sanitário de Santa Terezinha de Itaipu, das 8 as 12 e das 13h30 às 17h30.

Segundo o secretário da Agricultura, Edson Mezomo, “em Foz são 333 agricultores cadastrados”. O prazo de entrega termina no dia 14. O manejo e a destinação correta dos resíduos da produção agrícola é uma das preocupações da Agricultura, considerando que estas embalagens se não corretamente destinadas, podem causar danos ao meio ambiente, aos animais e ao homem.

Para a entrega, a orientação é que todos observem os cuidados exigidos no transporte, que é padrão. Antes, é preciso fazer a tríplice lavagem das embalagens. Os recipientes devem estar abertos com as tampas separadas. As embalagens flexíveis devem ser transportadas dentro das embalagens próprias para resgate.

De acordo com a lei federal no. 9974 o recolhimento das embalagens deve ser feito pelos produtores e empresas fabricantes de agrotóxicos. Os recipientes não podem ser reutilizados.

A lavagem:

Esvaziar completamente o conteúdo da embalagem no tanque do pulverizador (na aplicação final do agrotóxico contido na embalagem em questão); adicionar água limpa à embalagem vazia até ¼ do seu volume; tampar a embalagem e agitar por, no mínimo, 30 segundos.

A partir daí, despejar água da lavagem no tanque do pulverizador; repetir a operação mencionada nos itens 2, 3 e 4 por 3 (três) vezes. Após a tríplice lavagem, inutilizar as embalagens através da perfuração do fundo, para evitar sua reutilização em razão do perigo de intoxicação.

Cuidado também para não danificar o rótulo, que permite a identificação do produto que a embalagem contém; nunca despejar a água da tríplice lavagem no ambiente, sempre colocar a água no pulverizador.

As embalagens devem ser inutilizadas mediante perfuração, e armazenadas em local seguro até seu recolhimento; fazer a entrega das embalagens tríplice lavadas devidamente inutilizadas no local definido e na data determinada. As informações são da assessoria de imprensa da Agência Brasileira de Notícias.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.