CI

Agricultura de Precisão aumenta produtividade e reduz impactos

Sistema CNA/SENAR lançará uma série de seminários sobre o tema no estande Agro Brasil da Rio+20


Sistema CNA/SENAR lançará uma série de seminários sobre o tema no estande Agro Brasil da Rio+20 com a participação de professores e especialistas

Desmistificar o conceito da Agricultura de Precisão (AP) em todo o País e divulgar as novas tecnologias. Esse é o objetivo do Seminário sobre o tema no Espaço AgroBrasil, no dia 19 de junho, a partir das 14h, no Pier Mauá, um dos espaços oficiais da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Três convidados falarão sobre a sua importância para o setor agropecuário e como o uso da agricultura de precisão pode aumentar a produtividade na mesma área, ao mesmo tempo em que diminui os impactos ao meio ambiente: o pós-doutor da Embrapa, Ricardo Inamasu, o professor da Universidade de São Paulo (USP), José Paulo Molin, e o professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Telmo Amado.

Inicialmente, a agricultura de precisão era entendida apenas como a adoção de máquinas agrícolas com tecnologias inovadoras, dotadas de receptores GPS e a geração de mapas de produtividade. Os palestrantes pretendem esclarecer, no entanto, que a nova fase da agricultura de precisão já avançou para além dos equipamentos e do seu uso nas culturas de milho e soja. Hoje, a agricultura de precisão pode contribuir com todas as cadeias produtivas do setor agropecuário com medidas de gestão adaptadas à realidade dos produtores rurais, oferecendo ferramentas para a inovação permanente no campo.

Com a agricultura de precisão, o produtor poderá modernizar a gestão de suas atividades, coletando dados e montando seus mapas georreferenciados, para que possa tomar a decisão mais correta sobre como conduzi-las. Baseada na variação espacial e temporal da unidade produtiva, a agricultura de precisão poderá aumentar o retorno econômico dos investimentos e minimizar o efeito da atividade rural sobre o meio ambiente, com a utilização de menos insumos, maior controle sobre o solo, o plantio e a colheita.

Durante o primeiro Seminário de Agricultura de Precisão na Rio+20, o Sistema CNA/SENAR (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) lançará uma série destes eventos, que serão realizados em todo o Brasil, com a finalidade de disseminar conceitos e conhecimentos sobre o tema, em parceria com empresas de pesquisa e do setor privado. A proposta é proporcionar as necessárias condições e conhecimento para a adoção destas ações em diferentes regiões do País.

Local: Espaço Agro Brasil

Endereço: Pier Mauá S/A - Avenida Rodriguez Alves, 10 Praça Mauá – Rio de Janeiro Entre os armazéns 01 e 02 (área externa) - De 13 a 22 de junho entre as 11h e 19h

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.