CI

Agricultura familiar de Minas contará com mais 2 mil touros de raça

Feiras do programa Pró-Genética facilitam a aquisição dos animais


Feiras do programa Pró-Genética facilitam a aquisição dos animais

Mais de 2 mil touros de alta genética serão introduzidos nos rebanhos da agricultura familiar de Minas Gerais até o fim do ano. Os produtores poderão adquirir esses animais em 40 Feiras do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Estado de Minas Gerais (Pró-Genética), criado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Para o coordenador Técnico de Bovinos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), executora do programa, José Alberto de Ávila Pires, esta é uma excelente oportunidade para a melhoria da qualidade dos plantéis de corte e de leite do Estado. “Os animais selecionados para as Feiras do Pró-Genética têm excelência genética garantida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e serão oferecidos em maior volume nos municípios do Norte de Minas. Nesse caso, o gado predominante será o Nelore, indicado para aperfeiçoar os rebanhos de corte”, acrescenta José Alberto.

Feira de Iturama

Reprodutores com o objetivo de melhorar rebanhos bovinos de corte, de leite e misto serão oferecidos nesta sexta-feira (20), na 4ª Feira de Tourinhos do Pró-Genética em Iturama, no Triângulo Mineiro. As vendas no Parque de Exposição da cidade começam às 8h. De acordo com a Unidade Regional da Emater, 36 touros Nelore e Brahman foram selecionados para venda.

José Alberto explica que as feiras de tourinhos sempre contam com um volume excedente de reprodutores de alta genética para atender, inclusive, aos pecuaristas não incluídos no grupo da agricultura familiar. Nesse caso, eles também receberão a ajuda dos técnicos da Emater, principalmente para escolher os reprodutores adequados para os seus criatórios.

Um acompanhamento mais amplo é reservado aos agricultores familiares mobilizados pela Emater, que contam com ajuda dos extensionistas até mesmo para fazer ou atualizar o cadastro bancário e escolher a linha de crédito mais adequada para a aquisição dos touros. Com esse suporte, Iturama obteve destaque estadual por meio da Feira do Pró-Genética realizada em 2011, ao registrar a venda de 116 touros de raça para produtores locais e da região formada também por Limeira do Oeste, Carneirinho, Campina Verde, São Francisco de Sales e União de Minas.

De acordo com a Emater, Iturama conta com 113 mil cabeças de gado de corte, de leite e misto. No entanto, a tradição local é a produção de carne, que é absorvida pelo frigorífico de exportação Boi Bom, instalado no município.

Além da Emater, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), também vinculado à Seapa, participa da execução do Pró-Genética. As ações são desenvolvidas em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), Associação Brasileira de Criadores de Girolando, sindicatos rurais, prefeituras, cooperativas, Bancos do Brasil e do Nordeste e Sistema das Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.