CI

Agricultura familiar é destaque em feira

AgriMinas chega à sua 5ª edição com grande variedade de produtos


AgriMinas chega à sua 5ª edição com grande variedade de produtos cultivados por pequenos agricultores, que representam 70% das riquezas geradas nos campos brasileiros. Evento acontece entre os dias 2 e 5 de setembro, na Serraria Souza Pinto

Durante quatro dias, Belo Horizonte vai se transformar no principal polo da agricultura familiar do Estado. A capital mineira sediará, pelo quinto ano consecutivo, a Feira de Agricultura Familiar de Minas Gerais – a AgriMinas –de 2 a 5 de setembro (quinta a domingo), na Serraria Souza Pinto. Esse é o mais importante evento do setor no Estado e tem como objetivo mostrar a grande capacidade produtiva da agricultura mineira. É também oportunidade para os agricultores expandirem seus negócios para o mercado externo. A organização da 5ª AgriMinas é da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Minas Gerais ( Fetaemg), com o apoio do Governo Federal, Governo Estadual, além da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Sindicato de Trabalhadores Rurais filiados (STRs), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Banco do Brasil.

Segundo o presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva, o destaque desta 5ª edição será a grande variedade de produtos tradicionais da agricultura familiar, como queijos, doces, leite e derivados, e a tradicional cachaça. “É a oportunidade de os agricultores mostrarem todo o seu potencial e a diversidade de produtos. A agricultura familiar preza pela sanidade dos itens cultivados, o que garante a qualidade dos alimentos que chegam às nossas mesas”, diz. Vilson acrescenta que a feira é uma vitrine para os expositores, que têm a possibilidade de apresentarem os seus negócios. “Temos casos de agricultores que começaram na AgriMinas, como pequenos fornecedores, e estão exportando seus produtos para países como o México”, conta.

De acordo com a Fetaemg (dados do Censo 2006), a agricultura familiar representa mais de 70% da geração de trabalho no campo e de produtos agrícolas produzidos no país. “O setor tem papel importante na geração de emprego e renda, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico com sustentabilidade e garantindo a permanência das famílias no campo. Em muitas cidades de Minas Gerais, é a agricultura familiar que movimenta o comércio e os serviços”, declara Vilson.

Na AgriMinas estarão presentes cerca de 100 expositores, de várias regiões do Estado, com produtos da agroindústria, distribuídos numa área de 8 mil m². Artesanato, doces, bebidas e iguarias estarão sendo comercializados. Um pequeno sítio será montado, remetendo às lembranças do campo. Entre as atrações haverá moinhos de milho e uma demonstração da preparação da rapadura. A expectativa é que, durante os quatro dias, mais de 30 mil pessoas passem pela Serraria Souza Pinto.

Haverá, ainda, palestras para os agricultores sobre alguns programas do Governo Federal voltados para o setor, como o Bolsa Verde, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Serviço:
5ª Feira de Agricultura Familiar de Minas Gerais – Agriminas
Período: 2 a 5 de setembro
Abertura: 2 de setembro, às 14h.
Local: Serraria Souza Pinto
Endereço: Avenida Assis Chateubriand, 809 - Centro

As informações são da assessoria de imprensa do evento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.