Agricultura marca audiência para Minc explicar declarações contra produtores

Agronegócio

Agricultura marca audiência para Minc explicar declarações contra produtores

Heinze espera que ministro compareça. Caso falte, Minc pode ser processado por crime de responsabilidade
Por: -Renata
447 acessos
Está marcada para esta quarta-feira (17), a audiência pública da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados para ouvir as explicações do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, sobre o pronunciamento ofensivo contra produtores rurais e lideranças do setor. O debate que acontecerá às 10h, no plenário 6, do anexo II, foi proposto pelo deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS).

Após as polêmicas declarações de Minc contra a classe produtora do país, o parlamentar gaúcho apresentou o requerimento nº 397/2009 convocando o ministro a prestar esclarecimentos na Comissão. Heinze classificou de irresponsável a atitude de Minc que não respeita os trabalhadores do meio rural e o setor que mantém a economia do Brasil.

O deputado defende que o titular da Pasta do Meio Ambiente peça desculpas publicamente perante os parlamentares que defendem a agropecuária no Congresso Nacional. “Ainda não entendemos como pode uma autoridade de estado não respeitar os homens e mulheres do campo que colocam a comida da mesa dos brasileiros e chamá-los de vigaristas. Todos os produtores merecem respeito e por isso queremos explicações”, ressalta.

Heinze espera que Minc compareça a Comissão para explicar aos demais deputados porque atacou a todos. “Se o ministro acredita mesmo que agricultores e parlamentares são tudo o que ele disse tem que falar cara a cara. Não vamos aceitar desculpas esfarrapadas”, enfatiza.

Caso Minc não respeite a convocação ou se valha de alguma justificativa incoerente para faltar a audiência, o deputado garante que a bancada do agronegócio irá solicitar ao presidente da Câmara, Michel Temer, para que abra processo contra Minc por crime de responsabilidade, conforme previsto na Constituição Federal.

CONSTITUIÇÃO - Art. 50. A Câmara dos Deputados e o Senado Federal, ou qualquer de suas Comissões poderão convocar Ministro de Estado ou quaisquer titulares de órgãos diretamente subordinados à Presidência da República para prestarem, pessoalmente, informações sobre assunto previamente determinado, importando crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada. (Redação dada pela Emenda Constitucional de Revisão nº 2, de 1994). As informações são da assessoria de imprensa do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS).

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink