CI

Agricultura/PR ampliará notificações de doenças pecuárias

Sistema on-line deverá facilitar as informações


A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento vai ampliar a rede de captação de notificação de enfermidades dos animais de produção. Em webcast que será realizada no dia 26 (terça-feira) será anunciada a implantação do sistema on-line para notificação de enfermidades dos animais de produção, com um novo aplicativo do Sistema de Defesa Sanitária Animal que deverá facilitar as informações que devem ser feitas ao serviço oficial.

Com isso a Secretaria quer estender as notificações que já acontecem com mais frequência no setor de aves para o setor de bovino e suínos. O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, fará a abertura do encontro.

Segundo Ortigara, a informação precisa e oportuna tornou-se uma ferramenta poderosa para planejar programas sanitários e até mesmo detectar a necessidade de mudanças nas estratégias dos programas, de forma a atender as demandas da produção e dos novos mercados.

A webcast será realizada na sede da Celepar e terá como tema “Ampliação da Rede de Informação em Saúde Animal”, que tem como objetivo facilitar a notificação das enfermidades que acometem a pecuária paranaense e manter o serviço de defesa sanitária animal atualizado e sob o controle dos profissionais que atuam em parceria com a Secretaria da Agricultura.

Foram convidadas as entidades parceiras que atuam no Conselho Estadual de Sanidade Agropecuária (Conesa), que somam cerca de 33 no Estado, e outras com interesse em sanidade animal. Além das entidades parceiras, fazem parte do público alvo os médicos veterinários da iniciativa privada, das entidades ligadas ao agronegócio que tem algum tipo de vínculo com o serviço estadual de defesa sanitária animal.

Segundo a médica veterinária Maria do Carmo Pessôa Silva, responsável pela área de Epidemiologia na Secretaria, esse sistema de comunicação on-line já existe entre a Seab e algumas faculdades de Medicina Veterinária e de Biologia do Paraná, quando foi implantado o projeto piloto em agosto de 2008. Durante a webcast será detalhada a importância da notificação das enfermidades e haverá orientação de como acessar o sistema on-line para que os profissionais da iniciativa privada possam fazer parte da rede de notificações.

Serviço:

DATA: 26.04

LOCAL DO EVENTO: Auditório da Celepar-Mateus Leme, 1561 (entrada do estacionamento pela Nilo Peçanha,732).

HORÁRIO: 14h às 17h.

PROGRAMAÇÃO:

· 14h: Abertura do evento. Secretário Estadual da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara.

· 14h15: Relações Comerciais do Brasil & Transparência no Agronegócio. Diretor do DSA/MAPA . MV Guilherme Figueiredo Marques.

· 15h: Sistema de Notificação do Brasil pelo MAPA – Chefe da Divisão de Epidemiologia do DSA/MAPA. M.V. Vera Cecília Ferreira de Figueiredo.

· 15h30: Sistema de Notificação da SEAB e uso do novo aplicativo. Responsável Técnica pela Área de Epidemiologia da SEAB – MV Maria do Carmo Pessôa Silva.

· 16h – 16h30 – vídeo chat para responder perguntas.

A webcast pode ser assistida ao vivo ou baixada depois de sua exibição, no site da Secretaria da Agricultura.

Todos poderão assistir a este evento e enviar suas mensagens via chat e serão respondidas.

Para acessar a webcast, acesse www.seab.pr.gov.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.