Agricultura pune venda irregular de agrotóxicos em São José do Vale do Rio Preto

Agronegócio

Agricultura pune venda irregular de agrotóxicos em São José do Vale do Rio Preto

Operação visa qualificar a produção agrícola no estado evitando o uso inadequado desses produtos
Por:
545 acessos

Operação visa qualificar a produção agrícola no estado evitando o uso inadequado desses produtos

Estabelecimentos na área rural de São José do Vale do Rio Preto, na Região Serrana, que comercializavam agrotóxicos fitossanitários irregularmente foram autuados na última semana, em operação realizada pela coordenação de Controle de Agrotóxicos da secretaria estadual de Agricultura. Essas ações visam qualificar a produção agrícola no estado, evitando o uso inadequado desses produtos.

Os agentes vistoriaram propriedades e lojas, a partir de informações dos agricultores. Duas delas foram interditadas e multadas pela venda irregular de agrotóxicos, com penalidades que podem chegar a R$ 45 mil.

Este tipo de operação, que vem ocorrendo em todo o estado, objetiva assegurar a produção de alimentos sem o uso de produtos não autorizados no estado. Nas vistorias nas lavouras, os agentes orientaram os agricultores a somente adquirir produtos com o receituário agronômico e exigir sempre a nota fiscal.

- A empresa irregular não tem como cumprir essa exigência legal. O documento é a garantia para o agricultor de estar adquirindo um produto regularizado - explicou Breno de Góis, agente de Atividade Agropecuária.

Ele lembra que o produtor pode consultar online, através do sistema Siapec, no site da secretaria estadual de Agricultura, www.agricultura.rj.gov.br, a lista de agrotóxicos autorizados no estado, bem como os estabelecimentos autorizados a comercializá-los.

Com maior concentração de agricultura no estado, o município de São José do Vale do Rio Preto lidera a produção fluminense de chuchu, além de também cultivar vagem, couve-flor, abobrinha, tomate e berinjela, entre outros. 
 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink