CI

Agricultura será prejudicada com aquecimento global

Pesquisas apontam que se a temperatura subir 5º C nas regiões produtoras de grãos, a safra agrícola vai cair 90%


O aumento da temperatura global vai trazer prejuízos diretos à agricultura. Estudos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que se a temperatura subir 5º C nas regiões produtoras de grãos, a safra agrícola vai cair 90%, ou seja, a colheita será de apenas 10% do que é produzido hoje. O assunto foi abordado ontem no painel "Mudanças climáticas e a produção sustentável", dentro da programação do seminário internacional na 48 Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina.


Além da queda na produtividade, o aumento da temperatura influencia também na alteração das chuvas, que já estão mais fortes. Este fenômeno, faz com que o solo perca a umidade, além de levar seus nutrientes. Além disso, a água armazenada na terra também vai evaporar mais rapidamente. "Isto faz com que o solo perca a qualidade. A produção agrícola vai precisar de mais insumos e o custo de produção vai aumentar", destacou Paulo Nobre, pesquisador do Inpe.

Segundo ele, em cem anos a temperatura do planeta subiu 0,6º C. No entanto, em regiões terrestres o aumento já chegou a 5º C na Rússia e 2º C em Campinas (SP). "O continente responde mais rapidamente ao aumento da temperatura. Três quartos da superfície do planeta é água, o que impede que a temperatura global suba muito", comentou Nobre. Nos últimos cem anos, a temperatura aumentou 0,17º C por década. No entanto, nos últimos 50 anos, este número dobrou. "Antes o regime de progressão era linear, agora estamos com crescimento exponencial", completou.


Biocombustíveis - Segundo Nobre, os investimentos em biocombustíveis não são considerados "ecologicamente corretos". "O tempo necessário para que a produção seja correta é de 97 anos, se for considerada a floresta que teve que ser removida para esta produção", avaliou o pesquisador. Segundo ele, a produção agrícola consome gás carbônico (responsável pelo aumento da temperatura) acumulado na atmosfera mas em quantidade infinitamente menor do que as florestas que já estavam estabelecidas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.