CI

Agricultura sustentável é real no Mato Grosso


Com capacidade para expandir a área plantada em cerca de 30 milhões de hectares, o plantio direto é apontado como a melhor alternativa para uma produção agrícola sustentável em Mato Grosso. É com esta visão que mais de 2 mil pessoas - produtores, técnicos, pesquisadores, indústrias e entidades públicas e privadas – se reuniram ontem em Sorriso (400 km ao Norte de Cuiabá), no 7° Encontro de Plantio Direto do Cerrado, promovido pela Associação de Plantio Direto no Cerrado (APDC) e pelo Clube Amigos da Terra (CAT). O evento termina hoje, sexta-feira.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Homero Pereira, e o presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Empaer), Aréssio Paquer, que participaram da abertura do evento na última quarta-feira, não têm dúvida que há espaço para produzir em Mato Grosso.

“Aproximadamente 36% do território do Estado ainda podem ser incorporados ao processo produtivo, mas temos que ocupar esta área de forma sustentável e competente, respeitando o meio ambiente. Este encontro mostra que a prática do plantio direto é conservacionista e que o Estado pode produzir de maneira sustentável", ressaltou o secretário.

Homero Pereira falou sobre as perspectivas de crescimento da área plantada no Estado, os impactos sócio-ambientais e a logística de escoamento da produção. Segundo ele, nas últimas safras, o Estado manteve a área plantada estável, mas tem obtido altos índices de produtividade graças ao clima e à tecnologia utilizada pelos produtores. Em 10 anos, enquanto a área plantada aumentou cerca de 125%, a produção atingiu um desempenho de mais de 200%. Culturas como a soja, o milho e o arroz se enquadram nesta linha de menor área e maior produção.

Segundo ele, o "gargalo" do agronegócio mato-grossense ainda é o transporte para escoamento da produção. "Cerca de 70% da produção é transportada por rodovias, 25% pela ferrovia e apenas 5% por hidrovia. Com a inauguração do terminal da Ferronorte, em Alto Taquari (480 km ao Sul de Cuiabá), hoje, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Blairo Maggi pretende sensibilizar o Governo Federal da necessidade de conclusão dessa obra para que o produtor de Mato Grosso possa ser mais competitivo, também, da porteira para fora", argumentou Homero Pereira.

Mato Grosso tem a maior área de Cerrado do Brasil. São cerca de 42 milhões de hectares distribuídos em 81 Municípios. Entre eles está Sorriso, que lidera o ranking na produção de soja no Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.