CI

Suínos: agilidade nos processos de fiscalização e inspeção animal

Secretaria de Agricultura discute melhorias em prol da suinocultura paulista


Foto: Pixabay

Nesta terça-feira, 02 de abril, a Secretaria de Agricultura e Pecuária de São Paulo divulgou que o aumento da agilidade nos processos de fiscalização e inspeção animal, juntamente com questões relacionadas ao ICMS em atividades impactantes no setor, foram temas centrais de uma discussão entre a secretaria e a Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS).

Conforme o divulgado pela Secretaria da Agricultura e Pecuária de São Paulo, a associação representa criadores responsáveis por 64 mil matrizes suínas, de um total de 65 mil em todo o estado de São Paulo, em um mercado que movimentou R$ 1,6 bilhão em 2023. Embora São Paulo não seja um dos principais polos da suinocultura nacional, o setor no estado apresenta significativo faturamento e geração de empregos.

Durante o encontro, também foram debatidas questões sobre a desburocratização do setor e a expansão da capacidade de produção, com o objetivo de promover o crescimento do setor de forma sustentável, com segurança jurídica e sanitária. Como resultado, ficou acordada a participação da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo na próxima reunião, que contará com a presença da Câmara Setorial da Suinocultura.

O encontro contou com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai; do coordenador de Assessoria Técnica, Alberto Amorim; do coordenador das Câmaras Setoriais, José Carlos de Faria; e de Valdomiro Ferreira Júnior, presidente da APCS e presidente da Câmara Setorial de Suinocultura.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.